Algumas famílias sírias chegam a Paris com os corredores humanitários

Um grupo de refugiados sírios do Líbano chegou ontem ao aeroporto de Roissy-Charles-de-Gaulle, em Paris.

São duas famílias, naturais de Alepo e Hama, compostas por seis pessoas, incluindo três crianças com 6 anos, 4 anos e 1 mês, em busca de uma nova vida em paz após terríveis anos vividos primeiro na Síria e depois em campos de refugiados no Líbano. Serão acolhidos em Suresnes e La Montagne; e serão apoiados e acompanhados no seu caminho de integração por colectivos de cidadãos organizados pela Comunidade de Sant'Egidio.

As famílias são acolhidas no quadro do memorando de entendimento para a implementação do projecto "Operação de acolhimento solidário dos refugiados do Líbano (Corredores Humanitários)”, cuja renovação foi assinada em Paris a 12 de Abril de 2021 entre o Ministério do Interior, o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, a Comunidade de Sant'Egidio França e as Semanas Sociais de França. Este protocolo prevê a identificação, recepção, integração e inclusão em França, durante os próximos três anos após a assinatura do protocolo, de 300 refugiados do Iraque e da Síria no Líbano, com prioridade para os mais vulneráveis.

Esta nova chegada a França eleva para 46 o número de pessoas recebidas ao abrigo deste segundo protocolo, incluindo 20 crianças com menos de 18 anos de idade. Este segundo protocolo segue-se ao primeiro, assinado em 2017, que permitiu o acolhimento de 504 pessoas em França sob os mesmos critérios.