O hub de Sant'Egidio completa um ano de vida: um esforço colectivo que incluiu milhares de pessoas consideradas 'invisíveis' na campanha de vacinação

Há um ano, a 6 de Julho de 2021, abriu o centro de vacinação de Sant'Egidio, destinado às pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas que não tinham acesso à campanha de vacinação. Imediatamente apelidado de "o Hub dos Invisíveis", tem números importantes a seu favor: cerca de 17.000 pessoas vacinadas, mais de 80% das quais foram excluídas da campanha de imunização.

Ontem celebrou-se este "aniversário", juntamente com os muitos amigos, voluntários e profissionais de saúde (há cerca de 140) que tornaram possível este trabalho, que é de natureza extraordinária, especialmente por ter tornado possível o aparecimento e a inclusão das pessoas "excluídas" (quase 14.000) da campanha de vacinação .

Marco Impagliazzo recordou que no livro entrevista do General Figliuolo, o homem que geriu a emergência Covid em Itália, o HUB é amplamente citado como um exemplo de uma experiência bem sucedida, que tornou possível chegar a muitos estrangeiros, pobres e idosos sozinhos e incluí-los no sistema de saúde pública.

Em seguida, mostrou o desenho que o Prémio Nobel da Física Giorgio Parisi fez e deu à Trattoria degli Amici: um gráfico ilustrando a eficácia das doses de vacina e explicando de forma simples e visual a importância das doses de vacinação contra o Covid 19.

O compromisso do centro de vacinação - que nunca foi interrompido - continuou nos últimos meses, e continua a ser um porto de escala para aqueles que procuram protecção contra o vírus e acesso justo ao direito à saúde, que pertence a todos.