Prossegue a Sant'Egidio Summer, para que ninguém fique sozinho este Verão

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi um momento extraordinário de encontro entre jovens e idosos na #santegidiosummer. Porque são eles, os idosos, que são o foco da nossa atenção, num Verão muito difícil, com ondas de calor longas e frequentes, o que complica a sua condição frágil, muitas vezes agravada pela solidão. Em Génova, Nápoles, Roma, Novara e Pádua, Rovigo, Catânia e em muitas outras cidades, há numerosas propostas destinadas a cuidar deles, tentando não os deixar sozinhos: viagens organizadas, momentos sociais, serviços de ajuda, compras e medicamentos em casa, mas também apenas '4 conversas' para quebrar a solidão. O Verão também é difícil para os sem abrigo: também para eles, a Comunidade organizou dias de férias, enquanto as actividades dos centros de ajuda alimentar, refeitórios e jantares itinerantes continuam ininterruptamente, bem como, em alguns lugares como Génova, duches e salas climatizadas para passar as horas mais quentes do dia.

Várias iniciativas dizem respeito a refugiados e crianças. Em Novara, juntamente com a Universidade do Piemonte, são organizadas aulas de língua e cultura italiana; e, novamente na cidade piemontesa, muitas crianças ucranianas decidiram retribuir o acolhimento que receberam ajudando as crianças nas Escolas de Verão, organizadas pela Comunidade, ajudando-as com os seus trabalhos de casa e actividades desportivas. "Esta é uma experiência enriquecedora para mim", disse Viktoria, uma jovem ucraniana que chegou recentemente a Itália, porque me permite ajudar os mais pequenos, mas também falar, e aprender, a falar italiano".

Ainda ontem, o primeiro grupo de Sant'Egidio chegou ao Chipre para iniciar actividades com refugiados na ilha, que continuarão durante todo o mês de Agosto.

NEWS 1 Junho 2022↦ ##santegidiosummer