Em Praga, a Comunidade vai de férias com famílias de refugiados da Ucrânia devastada pela guerra

Nos últimos meses, cresceu a amizade entre a Comunidade de Sant'Egidio de Praga e várias famílias ucranianas que fugiram das guerras e foram acolhidas na cidade. Nos últimos meses, a Comunidade ajudou a escolarização das crianças e iniciou uma escola de línguas para as suas mães.

Nos últimos dias, famílias, principalmente mulheres e crianças, foram convidadas a passar juntos umas férias numa colina não muito longe da cidade. Também estiveram presentes pessoas em diálise que, graças à intervenção de Sant'Egidio, estão a ser tratadas nos hospitais de Praga.

Eram dias de amizade e serenidade para todos. Sofia, de 87 anos de Kharkiv, disse - comovida - que pela primeira vez se sentiu como se estivesse de volta a casa com a sua família. Vitalij expressou a sua alegria, dizendo que nunca pensou que uma amizade verdadeira como esta pudesse existir.

Durante as férias houve passeios, festas, jogos com as crianças e terminou com uma oração pela paz realizada ao ar livre. Os nomes dos países em guerra foram lidos, alternando entre ucraniano e checo. A oração comum pela paz foi um sinal para todos de que ninguém é esquecido.