SOLIDARITY

Em Chipre, no campo de refugiados de Pournara, o Restaurante Sant'Egidio abriu. Sob as Tendas da Amizade acolherá os migrantes durante todo o mês de Agosto

No primeiro dia, participaram 500 refugiados, a maioria dos quais da Ásia e África.

Na ilha de Chipre, o #santegidiosummer começou ao lado dos refugiados no campo de refugiados de Pournara, uma zona industrial a cerca de dez quilómetros da capital Nicósia. Criada no final de 2019 para acomodar um máximo de 800 pessoas, alberga agora mais de 2.000. Sobrelotação, falta de água potável e higiene mínima: a vida para os refugiados no campo é muito difícil.

Aqui, a partir de hoje e durante todo o mês de Agosto, terão lugar actividades de Sant'Egidio, nas quais participarão cerca de 140 voluntários de diferentes países europeus.  O primeiro grupo chegou há alguns dias e pôs-se imediatamente a trabalhar. As "tendas da amizade" para os refugiados foram abertas ontem. Debaixo das tendas, o restaurante Sant'Egidio é um oásis no deserto, num local onde as temperaturas são realmente elevadas. Aqui as famílias podem ter uma refeição juntas: à volta das mesas juntamente com boa comida, muita amizade. No primeiro dia de abertura, 500 refugiados participaram, a maioria dos quais da Ásia e África.

Agradecimentos especiais vão para as instituições em Chipre, para o campo de refugiados e para a Nunciatura Apostólica, que contribuíram activamente para a criação das instalações e do restaurante.