Um oásis de paz e amizade em Chipre para os migrantes: jantar nas Tendas da Amizade, Escola da Paz, visitas culturais e escola de inglês para os menores

Todos os dias cerca de 550 pessoas vêm jantar debaixo das Tendas da Amizade, mesmo ao lado do campo de refugiados de Pournara. Para os acolher, as pessoas de Sant'Egidio de Itália, França, Bélgica, Espanha, juntamente com jovens refugiados que se juntaram como voluntários e todos os dias, com entusiasmo e fidelidade, dedicam-se a servir às mesas ou à Escola da Paz com as crianças. Na parede da casinha em frente da qual estudam e desenham, surgiu o 'muro da paz', onde pequenos e grandes penduram desenhos, pensamentos, cartas.

Há muitos menores não acompanhados, alguns mesmo muito jovens. São provenientes de Afeganistão, Síria, Somália. Têm longas e terríveis viagens atrás de si. E uma grande necessidade de viver a sua adolescência como todos os outros. Para eles, todas as manhãs há a escola de inglês em Nicósia (mas em breve abrirão também um turno da tarde nas Tendas da Amizade) e passeios culturais e recreativos. Ontem, um grupo de 50 pessoas foi visitar o jardim zoológico de Pahos, na parte ocidental da ilha: um dia em criança, não refugiados.

No sábado à noite, sob as tendas, celebra-se a liturgia. Muitas pessoas participam: os cânticos da Comunidade e os dos países de onde os migrantes vêm juntam-se num coro alegre.

Visitantes e amigos também chegam diariamente às Tendas. Após a visita dos embaixadores de França e Itália, outros representantes são esperados nos próximos dias. Os responsáveis do campo também acompanham o nosso trabalho com grande simpatia. De facto, muitos estão interessados no modelo de acolhimento e integração da Comunidade, do qual as Tendas, com a sua contínua mistura de "aqueles que ajudam e aqueles que são ajudados" são um exemplo concreto.