Grande participação no 33º aniversário da morte de Jerry Masslo

Muitos assistiram à comemoração e oração por Jerry Masslo, promovida pela Comunidade de Sant'Egidio, e realizada no cemitério de Villa Literno. Entre os participantes estavam o conselheiro para a Agricultura e delegado do presidente da Câmara Municipal de Villa Literno, Carlo Antonio Falcone, e o presidente da Câmara Municipal de Casal di Principe, Renato Natale.

Como tem sido o caso desde há muitos anos, os representantes das associações tomaram a palavra, reafirmando o seu compromisso, dia após dia, de trabalhar em conjunto com os migrantes, cuja beleza, capaz de regenerar a Itália, está a ser cada vez mais descoberta. Uma harmonia claramente percebida durante o evento, em que emergiu o clima de amizade e de partilha que cresceu em nome de Jerry Masslo entre italianos e migrantes. Uma bela e clara imagem coral que desmente as afirmações, frequentemente desligadas da realidade, que visam alimentar um clima de oposição.

Após a homenagem à entrada do cemitério, começou a procissão, aberta por um jovem refugiado afegão e um homem sírio que tinha vindo para Itália com os corredores humanitários com a sua família, activados pela Comunidade de Sant'Egidio, que levava a almofada de flores e a fotografia de Jerry Masslo. Uma oração foi feita à volta do túmulo de Masslo, na qual o diácono Alessandro Brancaccio, comentando a passagem do Evangelho, disse: "Jesus convida-nos a um amor universal, a um amor que supera todas as fronteiras, barreiras, muros. Um amor universal livre de preconceitos, racismo, discriminação. E sobretudo, um amor próximo de cada pessoa, independentemente da sua origem, da cor da sua pele, do que tem [...] Este encontro marcado pelo amor gratuito e absoluto foi realizado com Jerry Masslo [...] Um amor que nos permite experimentar a beleza da amizade, como foi para Jerry Masslo e para os muitos imigrantes e refugiados que conhecemos ao longo dos anos.

Na saudação final, emergiu o compromisso pessoal dos participantes de se dedicarem à protecção dos migrantes e refugiados. Um legado de grande significado moral e cívico que Jerry Masslo ainda hoje transmite à Itália e à Europa.