O direito à educação diz respeito a todos. O compromisso de Sant'Egidio no Dia Internacional da Alfabetização: que ninguém seja deixado para trás

De acordo com os dados recentemente divulgados pela UNESCO, até à data, 250 milhões de crianças em todo o mundo estão privadas do direito à educação.
As duas regiões mais afectadas são a África Subsariana, com 98 milhões, e a Ásia Central, com 85 milhões de crianças sem qualquer acesso à educação. E os números estão constantemente a aumentar. Um quadro dramático, que suscita questões sobre o compromisso com as gerações que constroem o futuro da humanidade.

Desde 1967, 8 de Setembro é o Dia Internacional da Alfabetização, para recordar o direito universal à educação, uma premissa indispensável da dignidade humana, integração e desenvolvimento.

Sant'Egidio sempre se empenhou na defesa do direito à educação de menores, mulheres, imigrantes e minorias, tais como os ciganos. O seu compromisso educacional articula-se nas Escolas da Paz para crianças e jovens, Escolas de Línguas e Cultura para migrantes em Itália, noutros países, recentemente também em campos de refugiados nas fronteiras da Europa.

Em Itália, cursos de línguas e alfabetização - ministrados por professores voluntários - acolhem refugiados do Afeganistão, Somália, Irão e outros países que são palco de guerras ou sérias dificuldades económicas.

O novo ano escolar, que se aproxima, abre-se cheio de esperança para uma educação toda em presença que será de grande ajuda para os mais vulneráveis. Para se preparar para este momento, em várias cidades italianas: Génova, Lecce, Nápoles, Milão, Pádua, Pescara, e Roma - para citar apenas algumas - centenas de voluntários revezaram-se nas Escolas de Verão, centros educativos de Verão gratuitos, para apoiar milhares de crianças e jovens na recuperação de temas que tinham sido negligenciados e prepará-los para enfrentar o início das aulas com serenidade.

Mas a procura de escolaridade ainda encontra muitos obstáculos. Um exemplo para todos: na Ucrânia, tantas escolas foram destruídas pela guerra: segundo dados divulgados por Kiev, 2.400 escolas foram afectadas e danificadas - 269 delas completamente destruídas - e, em geral, menos de 60% das escolas estão seguras e aptas a reabrir.

Enquanto milhões de famílias aguardam o reinício do ano lectivo, Sant'Egidio espera que seja dado à educação o lugar que merece, que seja garantido a todos o acesso a actividades educativas em institutos de qualquer ordem e grau, e que ninguém seja deixado para trás, porque o direito de estudar é um direito universal que deve ser garantido a todos.