O falecimento de Chrysostomos II, arcebispo de Chipre, amigo de longa data da Comunidade

A Comunidade de Sant'Egidio soube com tristeza da morte de Sua Beatitude, Chrysostomos II, Arcebispo de Chipre, a quem estava ligado por uma longa amizade, e expressa as suas profundas condolências à Igreja Ortodoxa de Chipre da qual foi guia e pai durante 16 anos. Vívida é a memória da sua visita à Comunidade e da sua participação na oração na Basílica de Santa Maria em Trastevere, em 2012. Mas também houve muitas ocasiões ao longo dos anos para se encontrar e colaborar, especialmente no diálogo entre as religiões segundo o "espírito de Assis", do qual a Comunidade tem sido intérprete desde o dia histórico desejado por João Paulo II em 1986. Foi precisamente uma dessas edições da Oração pela Paz que foi organizada em 2008 por Chrysostomos II em Chipre sob o título "A Civilização da Paz". 

" O compromisso com a paz e, consequentemente, com a justiça, a fraternidade e a liberdade", afirmou nessa ocasião, "não conhece limites ou fronteiras, nem restrições religiosas ou confessionais". Nos últimos anos, S.B. Chrisostomos II tem também favorecido o acolhimento dos muitos refugiados e migrantes que desembarcaram nas costas da ilha. Um sinal disso é a solidariedade que manifestou a Sant'Egidio, que esteve presente no Verão passado nos campos de refugiados da ilha, para os quais a Comunidade activou corredores humanitários.

Recordamos com amizade e gratidão um bom pastor, solidário com os mais frágeis e um companheiro sincero na busca da paz e da unidade.