Amizade com os pobres para um cristianismo feliz: Comunidades Mexicanas encontram Marco Impagliazzo na Cidade do México

As Comunidades do México (Cidade do México, Guadalajara e Puebla) reuniram-se no sábado e domingo passados na Cidade do México por ocasião da visita de Marco Impagliazzo.

O encontro foi dividido em vários momentos: a assembleia, a liturgia por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, o encontro com as crianças e adolescentes das escolas da paz, com adultos índios que frequentam cursos de alfabetização e com pessoas sem abrigo a quem são distribuídas refeições duas vezes por semana.

No seu discurso, Marco Impagliazzo sublinhou o valor da Comunidade num país rico em história, cultura e fé, que foi construído sobre o encontro entre diferentes povos e civilizações; que nunca fez da pureza étnica uma bandeira, mas que se desenvolveu sobre a mestiçagem e a riqueza do encontro. Hoje o México é o segundo maior país do mundo em termos de número de católicos, e a presença da Comunidade é um valor acrescentado para orientar tantos para a amizade com os pobres e para mostrar o caminho para um cristianismo feliz que possa curar a dor e as feridas de tantas pessoas deixadas à margem da sociedade ou afectadas pela pandemia e as consequências da crise económica e social global.

Uma delegação das Comunidades deslocou-se então ao santuário de Guadalupe, cuja imagem da Virgem Morávia é uma síntese única do encontro entre os povos indígenas e europeus e é venerada como a Mãe dos povos latino-americanos. Aqui a Comunidade colocou uma grinalda de flores. As Comunidades no México comprometem-se diariamente com os mais pobres, incluindo muitos migrantes que viajam pelo país nas difíceis e muitas vezes dramáticas viagens da América Latina para os Estados Unidos.

Na Cidade do México, a Comunidade vive em diferentes bairros e tem um ponto de encontro e acolhimento para os pobres no centro da cidade, um ponto de referência para muitos.