A paz pode ganhar a guerra: evento "Europa pela Paz" em Verona. O discurso de Andrea Riccardi

"A paz pode ganhar a guerra" foi o título da iniciativa realizada a 7 de Janeiro, Dia de Natal Ortodoxo em Verona e promovida pelo movimento "Europe for peace", a alma da grande manifestação pela paz na Ucrânia em Novembro passado em Roma.

Mais de 1.000 pessoas lotaram o auditório da Gran Guardia no centro de Verona e muitas outras não conseguiram encontrar um lugar, demonstrando o grande desejo de pôr fim à guerra e ao sofrimento de tantas mulheres e homens ucranianos.

A data escolhida é significativa e surge no final de muitas iniciativas de paz organizadas em muitas cidades italianas e europeias entre 25 de Dezembro e 7 de Janeiro para um "Natal de Paz". Andrea Riccardi tem apelado repetidamente a uma trégua das hostilidades para o Natal e é importante continuar a promover iniciativas para acabar com as armas.

«A paz não pode ser deixada nas mãos de poucos», disse Andrea Riccardi no seu discurso, exortando todos a não deixar decisões importantes como as que dizem respeito à guerra e à paz a um pequeno número de decisores. «Vejo indiferença - continuou - e enquanto se discute o envio de armas, há uma diminuição da ajuda humanitária precisamente no Inverno, quando a situação se torna mais dramática. A escolha então parece ser a de uma guerra que continua até à vitória ou à derrota. E isto é uma loucura porque hoje em dia as guerras tornam-se eternas e transformam-se em cancros que devoram os povos.

Temos vivido aqui numa ilha feliz durante muitas décadas, mas sempre rodeados por esse mal. Veja-se a Síria. Ignorámos esse conflito, mas grande parte do conflito na Ucrânia é explicado pelo ensaio geral na Síria. E nós virámos as costas. Qual é o futuro na Ucrânia? Das pessoas que fugiram? Podemos aceitar que um povo seja estripado desta forma? A partir destas respostas, compreendemos a necessidade absoluta de paz».

O evento contou com a presença do bispo de Verona, Monsenhor Domenico Pompili, Maurizio Landini, secretário nacional da CGIL, do presidente da Câmara de Verona Damiano Tommasi, Vanessa Pellucchi, porta-voz do Fórum do Terceiro Sector, Rossella Miccio, presidente de Emergency, e Mao Valpiana, presidente do Movimento Não-Violento, que organizou o evento.

Para saber mais: La pace necessaria (Corriere della Sera)