No hospital psiquiátrico de Elbasan na Albânia, após um longo período de isolamento devido à pandemia, foi de novo possível celebrar o Natal

Nos primeiros dias do ano, um grupo de jovens da Comunidade de Génova regressou a Elbasan, Albânia, para encontrar mais de trezentas mulheres e homens no hospital psiquiátrico "Sadik Dinci", o maior dos Balcãs, e para trazer um pouco de alegria natalícia para além das portas do instituto - fechado durante quase três anos.

A amizade entre Sant'Egidio e os pacientes da Sadik Dinci dura há muitos anos e é constituída por oficinas de Verão, visitas na época do Natal, mas também do sonho de uma nova vida, fora das paredes do hospital, graças às casas família para pessoas com problemas mentais criadas pela Comunidade e pelo Ministério da Saúde albanês.

Desde o surto da pandemia de Covid-19, enquanto que para aqueles que vivem nas casas  família a vida continuou - com todas as precauções - numa atmosfera serena, para aqueles que vivem em instalações psiquiátricas o isolamento durou três anos.
Por isso foi particularmente alegre, no início deste ano, regressar ao hospital psiquiátrico para celebrar o Natal com a Comunidade. Música, boa comida, um presente para cada um dos 310 pacientes hospitalizados trouxe de volta um ambiente festivo.
Além disso, cerca de noventa pessoas puderam deixar o hospital para um almoço de Natal nos quartos festivamente decorados da casa das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida.

Antes do almoço, as mulheres e os homens hospitalizados participaram numa oração pela paz no grande pátio. Muitos confiaram as suas intenções de oração a Jesus, Senhor da paz, que protege e consola. Alguns sussurraram a sua gratidão em oração: 'Obrigado Senhor', disse M., 'porque eu tenho estes amigos, que são os únicos que não se esquecem de mim'.