WORLD

A visita do Cardeal Carlos Aguiar Retes à Comunidade de Sant'Egidio na Cidade do México

"Neste lugar, que tanto bem fez à cidade durante a pandemia, os pobres são chamados amigos": com estas palavras o Cardeal Aguiar Retes iniciou a sua visita ao terreno no centro da Cidade do México onde será construída a sede da Comunidade de Sant'Egidio.
Muitos amigos, estudantes universitários, pessoas sem abrigo e crianças das Escolas da Paz puderam conversar longamente com o cardeal e dizer a cada um do seu ponto de vista como a Comunidade é um lugar de acolhimento, um abrigo seguro numa cidade tão caótica, desorganizada e por vezes arriscada.
O cardeal quis saudar pessoalmente os mais pobres e conhecer bem as suas histórias, compreender melhor como a Comunidade lutou durante a pandemia para apoiar mais de 1.500 adultos e idosos que vinham semanalmente ao terreno em busca de alimentos e apoio.
Com simplicidade durante esta visita, o responsável da Comunidade Cesar Cardenas disse: "Como a amizade com os pobres nos permite ver a realidade como ela é todos os dias. Escutar os pobres acompanhados pela leitura do Evangelho é e será a nossa escola. Com eles compreendemos o significado da injustiça e esforçamo-nos por compreender e cuidar do outro".
O cardeal expressou o seu apreço pela paixão com que os pobres são ajudados e amados, pelas iniciativas implementadas na diocese e pelo esforço de manter aberto o diálogo inter-religioso e ecuménico numa cidade 'mundo' que acolhe representantes religiosos de diferentes credos e culturas.