Em Tor Bella Monaca, periferia de Roma, o encontro dos Jovens pela Paz com Lea Polgar, testemunha da Shoah

Ontem, no teatro Tor Bella Monaca, teve lugar o encontro, promovido pelos Jovens pela Paz de Sant'Egidio, "Não há paz sem memória" com Lea Polgar, uma judia de Fiume, que escapou à deportação dos judeus graças à ajuda de alguns 'justos'.

Entre os edifícios cinzentos de Tor Bella Monaca, frequentemente no centro dos episódios de notícias, gerou-se cultura na convicção de que "aqueles que não têm memória do passado estão condenados a repeti-lo".

Um encontro comovedor com trezentos jovens presentes e muitos outros ligados à distância da escolas smédia I.C. 'Donatello' e da I.C. da via Acquaroni e via Merlini, que escutaram longamente a história de Lea, que foi arrancada dos seus pais em 1938, com apenas cinco anos de idade e que, após vários esconderijos e humilhações, só conseguiu voltar a abraçar os seus pais em 1944.

No decorrer do seu relato, Lea recordou como no final da Segunda Guerra Mundial todos estavam unidos pelo lema "Nunca mais a guerra!" enquanto hoje assistimos a uma impensável reabilitação da guerra. "Ao ver as imagens da guerra na Ucrânia", observou, "lembro-me do som das sirenes, dos aviões que escurecem os céus, do trágico bombardeamento de San Lorenzo...a guerra tira tudo, não há palavras para a descrever. "Então" - continuou - "sinto medo, não tanto por mim, que terei 90 anos em Maio, mas mais por vocês. Fazei tudo o que estiver ao vosso alcance, com manifestações e outras iniciativas, para combater estes ventos de guerra".

Os jovens responderam às palavras de Lea lendo um apelo à paz “Perguntamo-nos: qual é o futuro que queremos? Estamos convencidos de que não há paz sem memória. Infelizmente esquecemo-nos frequentemente dos erros do passado e acabamos por repeti-los, como acontece hoje com as muitas guerras no mundo. Estamos preocupados com a venda de cada vez mais armas para fazer novas guerras e porque se ameaça o uso de armas atómicas. Nunca mais a guerra! A guerra apenas destrói. Só a paz constrói”.