Sant'Egidio nesta Igreja e nesta cidade de Roma, a partir das periferias, alargou os seus horizontes e o seu compromisso com o mundo inteiro: Marco Impagliazzo no 55º aniversário

Saudação de Marco Impagliazzo para o 55º aniversário da Comunidade de Sant’Egidio

Caros amigos, boa noite!
É uma alegria e um conforto estar em tantos esta noite para celebrar o 55º aniversário da Comunidade de Sant'Egidio. Faz muito sentido fazê-lo nesta Basílica Catedral de Roma, ominum ecclesiarum mater et caput, sede do Bispo de Roma, o Papa Francisco, a quem enviamos os nossos pensamentos mais carinhosos e filiais. Agradeço ao Cardeal Vigário De Donatis, Arcipreste desta Basílica, por nos ter recebido aqui esta noite. A Comunidade nasceu nesta Roma e, na sua história já não breve, traz consigo os traços da sua caridade e universalidade. Enraizados nesta Igreja e nesta cidade, a partir das suas periferias, pudemos alargar os nossos horizontes e o nosso compromisso para com o mundo inteiro. Saúdo o Presidente da Câmara Gualtieri. A presença de tantos membros do corpo diplomático, a quem agradeço, representando tantos países onde a Comunidade vive e trabalha, é um testemunho disso mesmo. Esta abertura universal colocou-nos em contacto com tantas situações de dor e pobreza: hoje tenho o prazer de saudar entre nós alguns dos nossos irmãos e irmãs que se juntaram a nós vindos da Ucrânia, e agradeço-lhes a sua resistência e o inestimável trabalho humanitário que têm vindo a realizar em tantas cidades ucranianas desde há um ano. Após um ano de guerra, o apelo à paz é ainda mais forte!
Em horizontes abertos, ao longo dos anos, encontrámos aquele grande continente que é a África com as suas riquezas, as suas esperanças e as suas tristezas. A África está no coração da Comunidade e a sua história tornou-se nossa. Estamos convencidos de que uma visão euro-africana deveria estabelecer-se cada vez mais entre os dois continentes, a fim de ter um futuro melhor para todos. Há trinta anos, aqui mesmo em Roma, após mais de dois anos de negociações, a paz para Moçambique foi assinada pela nossa Comunidade. Entre os mediadores dessa paz estava, juntamente com Andrea Riccardi, Dom Matteo Zuppi, hoje cardeal, que presidiu a esta celebração e a quem agradeço pelas suas palavras muito profundas, ao mesmo tempo que desejo tudo do melhor a ele e aos bispos italianos e aos bispos aqui presentes.
Gostaria de saudar Laura Mattarella, de lhe agradecer a sua presença e de enviar através dela uma saudação deferencial ao Presidente da República, a quem nos sentimos tão próximos e cuja participação no nosso trabalho conhecemos. Dirijo uma saudação de respeito aos membros do governo italiano a quem reafirmamos a nossa vontade de continuar a colaborar em importantes programas humanitários, sociais, educacionais e de cooperação internacional, entre os quais gostaria de mencionar o compromisso de garantir uma vida digna a tantas pessoas idosas sozinhas ou a viver em solidão no nosso país e o programa de corredor humanitário para refugiados implementado em conjunto com a Federação das Igrejas Evangélicas e a Cáritas Italiana, com os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e do Interior: uma boa prática italiana, esperemos que em breve seja europeia, que apoia o carácter italiano da humanidade que distingue a nossa sociedade. Saúdo tantas pessoas que vieram para Itália com os corredores humanitários, que hoje estão perfeitamente integrados no nosso país. Estamos perto de tantos amigos sírios, aqui presentes, que sofrem com as notícias vindas do seu país. E exprimimos a eles e aos turcos a nossa total solidariedade.
Um rabino italiano expressou a sua visão da Comunidade com esta mensagem: "Os Mestres imaginam que o som do Shofar proclamando a palavra de Deus chega a todos os cantos do mundo: cada homem recupera nesse momento a perfeição moral juntamente com a perfeição física: os surdos recuperam a sua audição, os cegos a sua visão, todas as doenças desaparecem para escutar os dez mandamentos ouvidos no Sinai. Podemos dizer que a Comunidade de Sant'Egidio representa para todo o mundo o apelo do Shofar, a proclamação da Palavra para a melhoria do mundo, estando consciente da responsabilidade colectiva do género humano".
É esta responsabilidade para o bem que assumimos desta celebração para o futuro. Não sabem como é importante o apoio de cada um de vós! Obrigado por nos acompanhar com a vossa amizade, apoio e orações.