WORLD

As fortes cheias atingiram a região a sul de Maputo, Moçambique. A ajuda de Sant'Egidio à população afectada

Nos últimos dias, chuvas torrenciais devastaram a parte sul da província de Maputo, a capital de Moçambique. Uma grande massa de água em queda e a corrente causada pela abertura da barragem de Libombo (que detém a água da cordilheira do mesmo nome atrás da capital), inundaram toda a planície do distrito de Boane, no extremo sul de Moçambique.

Cerca de 20.000 pessoas perderam as suas casas. Infelizmente, houve muitas vítimas, incluindo crianças, varridas pela força da água. Aqueles que se salvaram abrigaram-se nos telhados das casas ou agarraram-se durante horas às árvores mais altas.

A principal estrada de comunicação entre Boane e Maputo ainda se encontra sob metros de água, e a localidade só pode ser alcançada através de uma via a partir do lado alto das colinas.

A ajuda da Comunidade foi uma das primeiras a chegar. No domingo, 12 de Fevereiro, cobertores, kits de comida e água potável foram entregues àqueles que tinham perdido as suas casas e estão alojados no salão paroquial, a única parte do complexo da igreja católica que ainda é útil. A casa onde os padres estão hospedados foi também evacuada numa emergência com barcos de resgate.

A Comunidade de Maputo está empenhada na procura de mais ajuda que será trazida nos próximos dias.