A nossa é a revolução da compaixão e da ternura. Os 55 anos de Sant'Egidio. Editorial de Andrea Riccardi

Foto: O Cardeal Matteo Zuppi na celebração do 55º aniversário de Sant'Egidio a 9 de Fevereiro - Foto Sant'Egidio

 

 Nascida entre os estudantes e as periferias no meio dos Sessenta e oito para apoiar o sonho de uma Igreja para todos e, sobretudo, para os pobres

A Comunidade de Sant'Egidio tem cinquenta e cinco anos de idadeO director pediu-me para dizer algo a esse respeito. A Comunidade vem de mais de meio século de vida em Roma, onde nasceu entre os estudantes (então em plena efervescência com o '68) e nas periferias humanas e urbanas da capital

Esses eram os tempos pós-Concílio, quando a Palavra de Deus parecia ter sido devolvida ao carinho e à leitura do povo. Isto levou a uma nova escuta da Palavra, e - como dizia o Cardeal Martini, um amigo da Comunidade - a viver e a pensar biblicamente. Assim, onde quer que se encontre, a Comunidade reúne-se à noite para rezar e escutar a Palavra de Deus: desde a bela basílica romana de Santa Maria in Trastevere a vários lugares em França, até Moçambique, Burundi, Indonésia, São Salvador ou Cuba. Sant'Egidio é uma comunidade de pessoas, em torno da Palavra de Deus e com os pobres. 

De facto, nos tempos iniciais, tinha ressoado o sonho de João XXIII, imediatamente antes do Concílio: "Igreja de todos e especialmente dos pobres". Levar a sério este sonho, que surge das páginas do Evangelho, não é uma construção ideológica, mas significa encontrar pessoalmente os pobres, criar laços com eles, escutá-los como amigos e parentes. 

Sant'Egidio, em Itália, na Europa, em África, pequena ou não, tem uma história de laços, amizade e serviço com os pobres em várias periferias e condições: desde os idosos necessitados, aos que sofrem marginalização, deficiência, aos doentes de SIDA em África, ou às crianças invisíveis sem cidadania ou que vivem nas ruas, aqueles que não têm casa, estão sozinhos, feridos pela vida. Não se trata aqui de enumerar iniciativas, mas de indicar o espírito com que as Comunidades de Sant'Egidio caminham na história dos nossos dias: a amizade com os pobres. 

O Papa Francisco, encontrando-se com Sant'Egidio em 2014, disse: «Ide em frente por este caminho: prece, pobres e paz. E caminhar por este caminho ajuda a fazer crescer a compaixão no coração da sociedade - que é a verdadeira revolução, a da compaixão e da ternura - para fazer crescer a amizade em vez dos fantasmas da inimizade e da indiferença». Prece, pobres e paz. Quando falamos de paz, referimo-nos à pacificação, como em 1992 em Moçambique, onde um milhão de pessoas foram mortas, ou hoje em dia no Sudão do Sul. 

A guerra, de facto, é a mãe de toda a pobrezaCada Comunidade trabalha pela paz onde ela se encontra, em diálogo com os outros: os muçulmanos onde os cristãos são uma minoria, como no Paquistão. O diálogo entre religiões, entre líderes mas também entre pessoas, tem vindo a ganhar força na Comunidade desde a oração pela paz, desejada por João Paulo II em Assis em 1986. Francisco disse a Sant'Egidio: "O mundo sufoca sem diálogo". Este mundo global, onde há necessidade de se compreenderem uns aos outros para viverem juntos, parece muitas vezes despedaçado em conflitos ou oposições. Sant'Egidio reconstrói o que está dilacerado, através do diálogo e com o trabalho de todos. 

É um "artesanado" de pontes, como nos corredores humanitários que trouxeram refugiados sírios, afegãos, do Corno de África, que fugiram das lagers líbias, em segurança para a Europa. Ou a ajuda humanitária à Ucrânia, onde Sant'Egidio vive há mais de duas décadas. Um rabino italiano escreveu: «A Comunidade de Sant'Egidio representa para todo o mundo a função de chamada do Shofar [o corno do carneiro usado na liturgia judaica], a proclamação da Palavra para a melhoria do mundo, consciente da responsabilidade colectiva do género humano».

 

Editorial por Andrea Riccardi em Famiglia Cristiana de 19/2/2023