MIGRANTS

Não esquecemos o sofrimento dos afegãos. Hoje os corredores humanitários trouxeram 97 refugiados em segurança na Itália, muitos deles reuniram-se com as suas famílias

Um grupo de 97 refugiados afegãos foi acolhido em Roma esta manhã, no âmbito do programa dos Corredores Humanitários implementado pela Comunidade de Sant'Egidio, pela Caritas Italiana (em nome da Conferência Episcopal Italiana), pela FCEI (Federação das Igrejas Evangélicas em Itália) e pela Mesa Valdense, com base nos protocolos assinados com o governo italiano em Novembro de 2021, para um total de 1.200 pessoas que fugiram do Afeganistão e foram acolhidas em Itália pelas igrejas e pela sociedade civil.

“Numa época de esquecimento das guerras e das suas trágicas consequências, não esquecemos o sofrimento dos afegãos”, ha disse o presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo. "Hoje, para muitas famílias, começa uma nova vida, segura em Itália, graças aos corredores humanitários, resultado da virtuosa colaboração entre as instituições e a sociedade civil que mostra o quanto é possível salvar vidas, acolher e integrar. Com a chegada de hoje, a quota de acolhimento estabelecida por Sant'Egidio no protocolo assinado a 4 de Novembro de 2021 com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros está esgotada. A nossa Comunidade está pronta a acolher outras pessoas e esperamos que as instituições alarguem o protocolo a fim de responder ao sofrimento, em particular, de tantas mulheres afegãs".

Os cidadãos afegãos que chegaram serão acolhidos em várias dioceses, igrejas, comunidades, de Norte a Sul, e em particular no Trentino-Alto Adige, Veneto, Lombardia, Piemonte, Toscana, Lácio, Apúlia e Calábria. São unidades familiares e pessoas individuais, algumas das quais se estão agora a reunir em Itália com familiares que já vivem no nosso país há algum tempo.