EMERGENCIES

Síria, há um mês atrás, o terrível terramoto. Os primeiros socorros chegaram a Alepo e às zonas mais duramente atingidas com uma delegação de Sant'Egidio

Ajuda de emergência e uma rede de solidariedade para recriar condições de vida sustentáveis na Síria

Há um mês atrás, um terrível terramoto atingiu a Turquia e a Síria. Já nas primeiras horas, Sant'Egidio fez um apelo para enviar ajuda - ao qual muitos responderam generosamente - e, ao mesmo tempo, apelou fortemente à suspensão das sançõesi à abertura de canais para que esta ajuda chegasse às populações afectadas.

Durante as últimas semanas, uma delegação deslocou-se aos locais afectados para levar ajuda de emergência e planear outras intervenções a longo prazo. O seu relato, com imagens da terrível destruição e da entrega dos primeiros socorros, ajuda-nos a não esquecer, mas a compreender melhor a dimensão deste drama e como é necessário continuar com a acção de solidariedade.

Dona ora online

"Há um mês atrás, o terramoto. O apelo da Comunidade de Sant'Egidio a flexibilizar o embargo pelo menos para a ajuda humanitária. Os primeiros espaços do embargo, o Caesar Act, flexibilizado pelos Estados Unidos. O visto. A partida via Beirute no dia 15 de Fevereiro e a chegada a Damasco no dia seguinte. O encontro com o núncio, Cardeal Mario Zenari, que já estava a trabalhar na criação de uma coordenação nacional e de um canal directo para receber doações e ajuda, em colaboração com o Crescente Vermelho, directamente e através das Igrejas, ONGs e congregações religiosas que nunca deixaram a Síria. Depois a viagem até Aleppo. Conseguimos através desta rede, de imediato, ver os locais e obter ajuda para as áreas mais descobertas. O terramoto contribuiu para a guerra: a diferença são os escombros escuros e a luz, os escombros frescos, os edifícios recentemente desmoronados.Na emergência, cobertores, colchões, medicamentos, "leite de bebé", dinheiro para o aluguer de casas não danificadas e não dormir ao relento. Mas é difícil distinguir entre aqueles que sofreram o terramoto agora e aqueles que estão sob o terramoto do rescaldo da guerra, porque 90 por cento da população não tem o suficiente para comer e se aquecer. Também se registaram 50.000 casos de cólera, porque em muitas zonas a água já não é potável, as tubagens estão danificadas, a purificação e os filtros são obras importantes, e o embargo impede muitas intervenções.

A água para a agricultura também deve ser purificada e assim, onde a agricultura foi retomada, apenas 30 por cento do que seria possível cresce. Óleo de semente, botijas de gás e latas de gasolina são a mercadoria mais valiosa e mais cara. Antes e depois da fronteira no Líbano e na Síria, motas e camiões de recolha transportam continuamente estas mercadorias, que são compradas no Líbano a preços impossíveis, e revendidas na Síria a preços estratosféricos. No Líbano, o combustível é escasso e custa tanto, devido à inflação, que as escolas não reabrem desde as férias de Natal. Na Síria, a inflação e os preços estão para além da imaginação. Não se sabe como viver. Como sobreviver. Embora, como em todas as guerras e embargos da história contemporânea, se a vítima é a população em geral, há também aqueles, talvez 5-10 por cento, que vivem bem ou prosperam.

Há muita resignação. Mas na Síria não se vive, e também se deve reconstruir a possibilidade de lá viver, para parar - aqueles que estudam - de desejar partir. Mas também há resiliência. Visitámos o centro "Arche", que nunca fechou, bem como os centros "top of the art", cheios de crianças e jovens e as suas mães, envolvidos na terapia, de "Aaamal", a fundação síria sem fins lucrativos que construiu centros eficazes de ajuda especializada a pessoas com perturbações do espectro do autismo e da audição, em Damasco, Alepo e Latakia. Dois espaços da humanidade que dão um vislumbre de um futuro possível.

De Damasco a Aleppo, 349 quilómetros. Não se pode dizer. Tudo o que nós, Mauro Garofalo e Mario Marazziti, podemos dizer é: "Nunca tínhamos visto ou imaginado: 4 horas no carro e apenas prédios destruídos, aldeias, periferias de cidades, à esquerda e à direita. Os nossos olhos pedem algo vivo, algo diferente, mas apenas esqueletos da vida que lá estava, sem nunca uma interrupção".

A Síria é refém da violência há 12 anos, um símbolo de uma guerra eterna. Nem sequer são conhecidos os números exactos desta enorme tragédia, que custou a vida a 700.000 pessoas e causou 7 milhões de deslocados internos e 6 milhões de refugiados fora do país. Em 2011, a Síria tinha uma população de 22 milhões, agora tem 15 milhões, dos quais mais de metade - 9 milhões - dependem da ajuda governamental, enquanto que até agora nenhuma ajuda humanitária foi distribuída devido a sanções internacionais, pelas quais a Comunidade pediu, juntamente com outras, a suspensão para satisfazer as necessidades de uma população exausta. Mas a vida terá também de ser reconstruída mais cedo ou mais tarde.

Mesmo no centro de Damasco, a electricidade só está disponível durante duas, por vezes três horas por dia. Mas as grandes cidades são e continuam a ser grandes cidades com periferias bombardeadas e zeradas.

Aleppo tem mais feridas, no centro antigo da cidade, devido ao interminável cerco e à linha da frente dentro da cidade: muitas são as crianças e os homens que recolhem plástico entre o lixo e as pessoas pobres deixadas sem abrigo no labirinto de becos no centro, cujos elegantes edifícios são frequentemente destruídos ou inabitáveis. A delegação de Sant'Egidio entregou os primeiros socorros recolhidos este mês às famílias deslocadas alojadas no internato Pro Terra Sancta dos Franciscanos, em Aleppo. A delegação participou na reunião de coordenação pan-síria de ajuda humanitária com vários representantes das Igrejas cristãs, incluindo o Card. Mario Zenari, Núncio Apostólico na Síria, Dom Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, e Dom Boutros Marayati, Arcebispo Arménio Católico de Aleppo. Através dos Franciscanos, o administrador apostólico Raymond Girgis, e o Padre Hannah Jallouf, a ajuda foi entregue à zona de Aleppo e às zonas mais inacessíveis do norte, sob controlo governamental, a Knaye e às outras duas aldeias com uma presença cristã no vale do Orontes, para onde nada chega. Outra ajuda tem sido prestada directamente através da igreja maronita na Latáquia. Com esta rede podemos ser mais directos e rápidos, e através da nunciatura os projectos e canais de intervenção são muito directos.

No final da visita, a delegação de Sant'Egidio deslocou-se a Maalula, a antiga cidade a norte de Damasco, onde ainda se fala aramaico, a língua de Jesus, e onde se conserva o altar cristão mais antigo do mundo na igreja de São Sérgio e Baco, e abaixo, no mosteiro de Santa Tecla, são venerados os restos mortais do discípulo de São Paulo.   Os únicos sacerdotes e freiras restantes, alguns dos quais foram raptados por jihadistas mas sobreviveram, mostraram sinais da destruição da guerra, o que não poupou nem mesmo os ícones. O próprio altar foi encontrado partido e depois reconstruído. Sabiam que a amizade de Sant'Egidio, durante todos estes anos, nunca as abandonou, como a nossa oração pela paz. Os Corredores Humanitários deram esperança, não para fugir, mas para não perder a humanidade e para manter viva a esperança do renascimento. Estamos apenas no início".

Mario Marazziti
Mauro Garofalo