WORLD

Um ano mais tarde, voltámos para visitar as pessoas deslocadas pelos ciclones em Moçambique

Moçambique é um dos países do mundo mais expostos a catástrofes naturais cíclicas que causam danos repetidos à economia e às infra-estruturas locais, limitando gravemente o crescimento do país e dificultando os esforços para ultrapassar o estado de emergência. No passado, o ciclone "Idai" atingiu o centro, particularmente a Província de Sofala, e o ciclone "Kenneth" o extremo norte do país, causando danos a 254.750 pessoas, incluindo 18.000 deslocados forçados a viver em centros de realojamento temporários. Depois de os campos terem sido declarados inabitáveis, o Governo moçambicano atribuiu terrenos em zonas de reassentamento.

A Comunidade de Sant'Egidio, em colaboração com o Programa DREAM, actuou nestas áreas com o projecto "Ninguem fica sozinho!", financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento. O objectivo da intervenção era reduzir a propagação de doenças transmissíveis e melhorar as condições de vida, fornecendo água potável e melhor saneamento à população que vive nos campos de Savane e Mutua.Em particular, foram criados centros de saúde móveis e um serviço de ambulâncias; foram construídos dois sistemas de abastecimento de água alimentados por energia solar em ambos os campos. No campo de Savane, foram construídos balneários públicos e, no campo de Mutua, está a ser construído um bloco sanitário com 3 salas para as consultas médicas.

Um ano após o início das actividades, um vídeo leva-nos aos locais e permite-nos ouvir as histórias das pessoas envolvidas neste projecto.


Assista ao vídeo completo no canal do DREAM no Youtube