MEETINGS

O Congresso Pan-Africano de Sant'Egidio "A África estenderá suas mãos a Deus" teve início em Roma

Reúne representantes das comunidades de 23 países africanos

Mais de 100 representantes da Comunidade de Santo Egídio, provenientes de 23 países africanos, estão reunidos em Roma nestes dias para o Congresso "A África estenderá suas mãos a Deus".

Introduzida pelo Presidente da Comunidade, Marco Impagliazzo, esta assembleia pan-africana, a primeira ocasião de encontro comum depois da pandemia, representa um momento importante de encontro e de reflexão, onde "ninguém é estrangeiro", mas todos estão envolvidos num grande "sonho para a África".

Andrea Riccardi falou longamente sobre isto no seu discurso, no qual recordou a longa história de amizade de Sant'Egidio com África e o seu empenho pela paz nos muitos conflitos que ainda hoje afligem aquele continente. Mas convidou também os participantes a alargar o olhar sobre os problemas do mundo, como a actual guerra na Ucrânia, e a ser um sujeito que em cada país constitui uma proposta de convivência pacífica: "É necessário - disse - vencer o ódio com a fraternidade".

O congresso é também um momento de reflexão sobre a presença de Sant'Egidio nos diferentes países, sobre os seus serviços aos pobres e, de um modo mais geral, sobre o seu valor num continente onde persistem grandes desigualdades, mas também grandes recursos humanos, a começar pelos jovens que são a maioria da sua população.