HOMILIES

Meditação do Pe Marco Gnavi sobre o Salmo 80 (79) por ocasião do Dia Nacional de Oração pela Paz e Reconciliação na Terra Santa

Relatamos o texto da meditação do Padre Marco Gnavi sobre a oração em Santa Maria in Trastevere no dia 17 de outubro de 2023.

Salmo 80 (79)

Queridas irmãs e queridos irmãos,
a nossa oração vê muitos de nós, porque é justo e apropriado rezar nestas horas difíceis. Damos as boas-vindas a todos no coração desta invocação que procura a paz com toda a Igreja.
O Papa Francisco disse no domingo passado: “A oração é a força gentil e santa para se opor à força diabólica do ódio, do terrorismo e da guerra”. Estas são palavras ditas face ao horror da agressão terrorista do Hamas, que dizimou crianças, jovens e idosos, num vórtice planeado de ódio e loucura.
Nestas horas, enquanto a população de Israel vive o terror dos ataques e a população palestiniana sofre bombardeamentos, privação de alimentos, de electricidade e de tudo o que é necessário para sobreviver; enquanto o destino dos sequestrados mantém as suas famílias e o mundo inteiro ansiosos, parecemos ouvir a voz desesperada daqueles que procuram, imploram, pedem a salvação: “Senhor, faz brilhar o teu rosto e seremos salvos”.
Sim: Senhor, mostra-nos o teu rosto, faze-o brilhar nestas horas escuras e sombrias, e seremos salvos. Que Deus se manifeste em sua misericórdia, pare o massacre. Que impeça a propagação do conflito, que impeça a proliferação do ódio, como ficou dolorosamente evidente no ataque assassino de ontem em Bruxelas.
Às trevas do ódio assassino, opomos a frágil luz da oração. Em todo o mundo, as comunidades cristãs, em jejum e invocação, levantam os olhos em nome de todos. Sim, de todos, porque a dor de todos os desafia.
Ainda ontem, juntamente com a Comunidade Judaica desta cidade, Roma, fizemos uma memória viva do 16 de outubro de 1943, juntamente com a deportação destes judeus romanos, de toda a Shoah. E a nossa rejeição ao mal foi expressa por unanimidade no Pórtico d'Ottavia. Crentes e não crentes, italianos e novos italianos, pessoas de diferentes tradições religiosas, dissemos resolutamente não a qualquer anti-semitismo e, com ele, a qualquer ódio racial.
A Igreja de Deus e os filhos de Abraão intercedem pela salvação de ambos, israelenses e palestinos. A água é retirada do pequeno poço da paróquia católica de Gaza, sempre que possível, para cristãos e muçulmanos. No poço das Escrituras buscamos alimento para energia e planos de paz. Não estamos desamparados, príncipe da paz, o Senhor Jesus, diante dos sinais da destruição e da cidade santa, diante do confronto entre as nações, dos terremotos e dos sinais premonitórios e terríveis do céu, disse : "Com perseverança vocês salvarão suas almas."
A perseverança da oração corrói, mina o poder do mal e apaga o fogo do ódio.E depois repetimos com o salmo: Que o Senhor proteja a vinha que a sua destra plantou. Que a Terra Santa, agora novamente banhada em sangue, com demasiado sangue de tantos inocentes, seja preservada do abismo em que os desígnios do mal gostariam de mergulhá-la.
Nestes dias cruciais, juntos e cada um pessoalmente, nunca deixemos de implorar a paz. Não nos cansemos de clamar pela paz, como já acontece há algum tempo aqui em muitas terras que nos são queridas. Não nos cansemos de despertar o Senhor da misericórdia, para que obtenha a paz que os homens não conseguem dar a si mesmos.
Todos são responsáveis ​​pela paz, todos detêm as mãos assassinas, todos rezam pela libertação da Terra Santa da violência, dos desígnios malignos, pela libertação dos sequestrados. Nem ninguém deveria ser prisioneiro da resignação ou do torpor que muitas vezes se segue ao medo.
Vamos rápido. Sim, jejuemos também da resignação, jejuemos apenas do medo e peçamos novamente: Desperta o teu poder, ó Senhor, vinde em nosso auxílio. Levanta-nos, Senhor nosso Deus, faz brilhar o teu rosto, ainda na tua terra e entre nós, e seremos salvos. Amém.