MIGRANTS

Migrantes: novas chegadas de Chipre e do Paquistão com os corredores humanitários

20 refugiados africanos de Nicósia e 11 afegãos de Islamabad chegaram a Fiumicino

0 pessoas chegaram esta manhã de Chipre graças aos corredores humanitários da Comunidade de Sant’Egidio, criados com um acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros. Em fuga do Afeganistão e das guerras que afectam vários países africanos, como a República Democrática do Congo, os Camarões e a Somália, passaram longos períodos de tempo no campo de refugiados de Pournara. Situado perto da capital Nicósia, o campo foi visitado pelo Papa Francisco durante a sua viagem a Chipre em dezembro de 2021. Durante dois Verões consecutivos, mais de 200 jovens das Comunidades de Sant'Egidio de diferentes países europeus passaram as suas férias neste campo, organizando o "Restaurante da Amizade", bem como cursos de italiano e inglês para jovens e adultos, juntamente com actividades educativas e recreativas para os muitos menores presentes.

As pessoas e as famílias - há também duas crianças de 5 e 9 meses - acolhidas esta manhã em Fiumicino, serão alojadas no Lácio, em Marche e na Sicília e iniciarão de imediato o processo de integração através da aprendizagem da língua italiana e, uma vez obtido o estatuto de refugiado, a integração no mundo do trabalho.

A chegada dos refugiados de Chipre foi precedida nos últimos dias pela de 11 cidadãos afegãos que chegaram a Roma vindos de Islamabad. Refugiados no Paquistão desde agosto de 2021, estas famílias, compostas também por menores e idosos, passaram mais de dois anos em condições gravemente precárias num campo de refugiados informal no centro da capital paquistanesa. Porque, após a queda de Cabul e a grande mobilização inicial, muitos dos afegãos que conseguiram salvar-se refugiando-se nos países vizinhos continuam à espera de recolocação.

Globalmente, com o sistema dos corredores humanitários, inteiramente autofinanciado e realizado graças a uma vasta rede de acolhimento, chegaram à Europa cerca de 6500 refugiados, dos quais mais de 5600 em Itália.

VÍDEO