WORLD

À volta da mesa de Natal: a história de Gildo, um jovem da Beira, Moçambique. A identidade do registo é liberdade e futuro

Nestes dias, os almoços de Natal estão a ser preparados em todo o mundo. Mas quem são os convidados? 

Comecemos pela Beira, em Moçambique: estará lá também o Gildo, de 16 anos, que vive numa casa que a Comunidade abriu para acolher os meninos da rua.

Gildo viveu na rua desde pequeno, juntamente com muitos outros - algumas centenas - que acampam à noite à volta da praça do Município. Muitos deles são órfãos, outros fugiram de famílias onde o pai ou a mãe tinham casado com novo parceiro que não gostava de filhos não seus. Outros vieram para a cidade, levados pela extrema pobreza das suas aldeias e perderam o contacto com as suas famílias.

À noite, reúnem-se, em grupos, e procuram algo para comer. Mas desde que a Comunidade começou a visitá-los - em 2016 - começou uma mudança radical para muitos deles.

O encontro noturno, a refeição quente, juntamente com laços de amizade sérios e duradouros, abriram uma nova perspetiva. Antes de mais, o registo, a identidade: graças ao programa “Bravo!” Gildo pôde "existir" legalmente, ter um bilhete de identidade, ir à escola. E depois, participar na oração da comunidade, ter amigos, começar a ver um futuro.

E foi também graças a esses documentos que conseguiu defender-se de uma acusação injusta que lhe foi dirigida recentemente e que o colocava em risco de ser preso. O empenho dos seus amigos, mas sobretudo os documentos de identidade, protegeram-no e ajudaram-no a obter justiça.

No Natal, na Beira, haverá almoços de Natal com Sant'Egidio em 18 locais diferentes, e cerca de 4000 pessoas sentar-se-ão à mesa. O Gildo também lá estará, no Salão Nobre do Município, mesmo ao lado do Edil da Cidade.