PRESS RELEASE

Natal: o almoço que não exclui ninguém

Em Santa Maria in Trastevere, a 25 de Dezembro, com os sem-abrigo, os idosos, os refugiados acolhidos em Itália com os corredores humanitários - Numa mesa com 80.000 pessoas em Itália e 250.000 em todo o mundo: uma forte mensagem de paz e de solidariedade em tempo de guerra e de crise

Será um Natal de esperança num tempo marcado por crises e guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em vários outros países, com todas as suas consequências. Uma grande festa que, a partir de Santa Maria in Trastevere - onde se realizou o primeiro almoço de Natal com os pobres, em 1982 -, irradiará numa centena de cidades italianas, com 80 mil pessoas sentadas à mesa, e em cerca de setenta países do mundo, com 250 mil convidados.

Às 13 horas, a basílica encher-se-á de sem-abrigo, idosos, refugiados, incluindo algumas famílias que chegaram a Itália graças aos corredores humanitários e foram acolhidas pela Comunidade. São os pobres, amigos de Sant'Egidio ao longo de todo o ano. À mesa será servido, com utensílios e talheres compostáveis, o menu tradicional da festa (lasanha, rolo de carne, lentilhas, bolos de Natal) e cada pessoa receberá um presente personalizado, como acontece em todas as famílias.

Muitas iniciativas serão realizadas ao mesmo tempo em cerca de uma centena de cidades italianas e em todo o mundo (além da Europa, também na Ásia, África e América), também graças ao número de solidariedade 45586 (ativo até 26 de Dezembro), para lançar uma forte mensagem de esperança face às dificuldades vividas por tantos a nível económico e social.

Estão a ser organizadas numerosas iniciativas de solidariedade, para o período de Natal, também nos dias seguintes, e nas prisões italianas, incluindo a 26 de Dezembro, a distribuição de lasanha e presentes a todos os reclusos de Regina Coeli e Rebibbia, e três almoços nas secções doentes da própria Rebibbia.

Os melhores votos de Sant'Egidio e ... que seja realmente um #Natalepertutti!

Pede-se aos jornalistas, fotógrafos e operadores de TV interessados em cobrir o almoço de Natal em Santa Maria in Trastevere, com encontro marcado em frente à basílica até às 11h30, que se acreditem em [email protected] até às 15h00 do dia 24 de dezembro, condição necessária para organizar adequadamente os serviços de TV. Serão comunicadas mais informações aquando da recolha do cartão de acreditação. Se estiver interessado noutros eventos de Natal em Roma e em Itália, queira escrever para o mesmo endereço.