EVENTS

Os Jovens pela Paz do Malawi: "Envelhecer é uma bênção. Protejamos os idosos".

Por ocasião do 56º aniversário da Comunidade, uma assembleia de jovens promove uma campanha a favor dos idosos

Cerca de 700 estudantes com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos - não só de Blantyre, mas também das cidades vizinhas de Tchoda, Chiradzulu, Mulanje, Chikwawa e Thyolo - reuniram-se no Politécnico da cidade, convocados pelos Jovens pela Paz, por ocasião do 56º aniversário da Comunidade.

O evento foi também uma oportunidade para lançar uma campanha de proteção e defesa da vida dos idosos que, na sociedade malawiana, são frequentemente vítimas de abusos, violência e até mesmo de assassinatos. De facto, a idade avançada é considerada uma espécie de "roubo" da vida dos jovens, fruto de feitiçaria. Uma acusação que provoca não só o estigma social, mas também o abandono e, por vezes, a morte dos idosos.

O compromisso solene assumido pelos Jovens pela Paz, que durante a assembleia reflectiram sobre a forma de proteger concretamente a vida dos idosos, representa uma verdadeira mudança cultural, que leva a sociedade a distanciar-se de crenças baseadas na ignorância e na superstição e apoia a afirmação do valor da vida.