HOMILIES

"Com a oração, não vamos dar descanso ao Senhor enquanto não houver paz na Ucrânia". Meditação de Andrea Riccardi na oração do segundo aniversário da guerra na Ucrânia

Isaias 62,1-7
1Por amor de Sião, não me calarei,
por amor de Jerusalém, não des-cansarei,
até que apareça a aurora da sua justiça,
e a sua salvação brilhe como uma chama.
2As nações verão a tua justiça,
e todos os reis, a tua glória.
Dar-te-ão um nome novo,
designado pela boca do SENHOR.
3Serás como uma coroa brilhante nas mãos do SENHOR,
e um diadema real nas mãos do teu Deus.
4Não serás mais chamada a «Desamparada»,
nem a tua terra será chamada a «Deserta»;
antes, serás chamada: «Minha Dilecta»,
e a tua terra a «Desposada»,
porque o SENHOR elegeu-te como preferida,
e a tua terra receberá um esposo.
5Assim como um jovem se casa com uma jovem,
também te desposa aquele que te reconstrói.
Assim como a esposa é a alegria do seu marido,
assim tu serás a alegria do teu Deus.
6Sobre as tuas muralhas, ó Jerusalém, Eu pus sentinelas,
que nem de dia nem de noite deixarão de repetir:
«Vós, os que tudo recordais ao SENHOR, não repouseis!
7Não o deixeis descansar,
até que dê a Jerusalém a estabilidade,
e faça dela a glória da terra.»

Queridas irmãs e queridos irmãos,

Somos muitos esta noite, e precisávamos de voltar a escutar a Palavra de Deus porque o horizonte é escuro. Quase esquecemos que todos os povos estão destinados à paz, especialmente o povo ucraniano, que há dois anos, desde a invasão russa, não conhece um dia de paz.

E saúdo os muitos ucranianos aqui presentes e aqueles que estão agora coligados connosco. Faço-o com um profundo afeto, com um profundo espírito de participação num drama que dura há dois anos. De facto, temos de voltar às visões do profeta Isaías, às visões da Bíblia, para alargar o nosso olhar para a paz. Paz a que estão destinados todos os povos, também a Ucrânia, sobretudo a Ucrânia.

A Palavra de Deus é uma lâmpada na escuridão, acendendo uma luz de paz, porque hoje a paz parece uma memória. É assim no drama dos bombardeamentos, no drama dos combates, mas é assim também na mentalidade e na cultura de demasiadas pessoas, por vezes decisores políticos ou comentadores, pessoas que assumiram que a guerra ainda vai durar, ou mesmo que a guerra pode alastrar e tornar-se mundial.

Não se trata de uma falta de realismo da minha parte, mas de uma constatação de que a expetativa de paz se extinguiu dramaticamente no espírito de demasiadas pessoas. No entanto, não se extinguiu nas expectativas daqueles que sofrem, aqueles que sofrem estão à espera da paz. Penso em todos aqueles que perderam entes queridos na Ucrânia sob os bombardeamentos, penso em todos os soldados na frente, nas suas mães, mulheres, crianças, amigos que tremem por eles.

Vi os muitos mortos nos cemitérios ucranianos, vidas jovens destruídas. E na Ucrânia vêem-se tantas pessoas mutiladas, como já não se via na Europa. E lembro-me deles nos anos que se seguiram, nas décadas após a Segunda Guerra Mundial.

Penso também naqueles que deixaram a Ucrânia para uma terra estrangeira. Sei, na Ucrânia, como é grande a necessidade de ajuda humanitária, devido à dureza da vida de tantas famílias.

Não, a espera da paz não esmoreceu à luz da profecia: Não serás mais chamada a «Desamparada», nem a tua terra será chamada a «Deserta». Estas palavras, como sabemos, são dirigidas pelo profeta a Jerusalém, mas nós ouvimo-las dirigidas à Ucrânia, ouvimo-las dirigidas a Kiev, Kiev, que foi construída nos tempos antigos como uma nova Jerusalém, com as suas igrejas, as suas cúpulas douradas, os seus mosteiros, a sua memória de santidade e de dor.

Não renunciámos à paz pela Ucrânia e por Kiev. Por isso, todos os dias rezamos e devemos rezar pela paz, pelo fim da guerra, pelo restabelecimento de uma vida segura, justa e pacífica.

Por isso, temos acolhido a palavra do profeta: «Por amor de Sião, não me calarei, por amor de Jerusalém, não des-cansarei, até que apareça a aurora da sua justiça, e a sua salvação brilhe como uma chama». E que maior justiça existe do que a paz! Não podemos descansar, não podemos dar-nos paz enquanto não houver paz para a Ucrânia.

Mas a nossa palavra não é ouvida e, por isso, dirigimo-nos ao Senhor: «Vós, os que tudo recordais ao SENHOR, não repouseis! Não o deixeis descansar, até que dê a Jerusalém a estabilidade, e faça dela a glória da terra». Com a oração, não demos descanso ao Senhor enquanto não houver paz na Ucrânia. Com a oração insistente, que esta guerra russo-ucraniana termine e termine em breve. Que Kiev e toda a Ucrânia sejam restauradas. E devo dizer que a oração é também o nosso protesto contra a guerra, protesto perante Deus, protesto perante os governantes, protesto perante o povo.

Um místico do judaísmo, o rabino Nachman de Breslávia, que está sepultado em Uman, na Ucrânia, uma cidade que sofreu bombardeamentos recentes e cuja grande comunidade judaica foi massacrada a partir de 1941, disse: «Lembrem-se de que o coração das vossas orações reside na confiança de que serão atendidas. Nós temos fé, e o Senhor ouve-nos. Acreditamos que as nossas orações são atendidas».

E Rabi Nachman acrescenta: «Se entrares em campo, derrotarás Deus! Deus quer que sejamos vitoriosos, quer que continuemos a rezar sem cessar, até o obrigarmos».

Sim, queridos irmãos e irmãs, rezemos incessantemente a Deus, até o obrigarmos a dar-nos a paz. E Jesus ensinou: «E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite, e os faz esperar muito tempo? Digo-vos que lhes fará justiça sem demora. Mas será que o filho do homem, quando vier, encontrará fé na terra?».

O grito é a oração daqueles que não encontram escuta; o grito é também o lamento de milhões, que sofrem esta guerra miserável e sem sentido que aprisiona a Ucrânia, a Rússia, a Europa num caminho sem retorno.

Amigos,

Esta noite somos nós as sentinelas, somos nós as sentinelas nos muros das cidades ucranianas, somos nós as sentinelas na fronteira da Ucrânia, durante todo o dia e toda a noite nunca se calarão. Não se calarão perante o nosso apelo à paz, não se calarão perante o pedido de abertura de vias de diálogo, não se calarão perante o pedido de todos para que ajudemos os ucranianos neste momento de grande necessidade. Porque muitos estão a virar as costas, esquecendo-se da necessidade dos idosos, das crianças, dos doentes que estão a ser esmagados por esta desgraça.

Nós somos intercessores. Intercessão, no sentido literal, significa "colocar-se no meio", hoje no meio daqueles que lutam, hoje no meio do Pai e das dores do mundo, dizendo: Basta desta guerra inútil, basta desta guerra que consome um povo! Basta de guerra! Em vez disso, temos de encontrar rapidamente, mesmo que isso exija esforço e audácia, o caminho da paz.

Que o Espírito do Senhor, que é o espírito da paz, acalme a paixão bélica, a lógica insensata do ódio, conduza os governantes, como diz a Bíblia, por caminhos de paz e de justiça. A paz esteja com a Ucrânia, a paz esteja com a Ucrânia! Amém.