DREAM

O Centro DREAM no Zimpeto recebe a visita do bispo auxiliar de Maputo

O Centro Dream de Zimpeto, na periferia de Maputo (Moçambique), recebeu a visita de Dom Tonito Xavier Muananoua, bispo auxiliar da arquidiocese desde abril de 2023.

O Centro Dream de Zimpeto foi inaugurado em 2018 por ocasião do 50º aniversário da Comunidade de Sant'Egidio. Desde então, já recebeu mais de 17.000 pacientes e tem atualmente 7.000 mil em tratamento. O Programa Dream, criado em Moçambique em 2002 para o tratamento e prevenção da SIDA, oferece agora diagnóstico e tratamento gratuito e de qualidade a múltiplos níveis, não só para o tratamento adequado e eficaz do VIH/SIDA, que requer uma abordagem abrangente e multidimensional, mas também para a tuberculose, malária e outras doenças não transmissíveis prevalecentes no país, como a hipertensão, diabete, desnutrição, cancro do colo do útero e, ultimamente, para a epilepsia. Em setembro de 2019, foi visitado pelo Papa Francisco e em 2022 pelo Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella.

Todos aqueles que o visitaram notaram a particularidade do centro Zimpeto: desde a proximidade e fidelidade aos pacientes, à gratuidade de cada serviço, à utilização de alta tecnologia (particularmente no Laboratório de Biologia Molecular) e à informatização de todo o sistema, o que torna o diagnóstico e as respostas mais rápidos e eficientes.