ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o pelos pobres


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

S?o Lucas 11,29-32

Como as multid?es aflu?ssem em massa, come?ou a dizer:
?Esta gera??o ? uma gera??o perversa; pede um sinal, mas n?o lhe ser? dado sinal algum, a n?o ser o de Jonas.

Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o ser? tamb?m o Filho do Homem para esta gera??o.

A rainha do Sul h?-de levantar-se, na altura do ju?zo, contra os homens desta gera??o e h?-de conden?-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salom?o; ora, aqui est? quem ? maior do que Salom?o!

Os ninivitas h?o-de levantar-se, na altura do ju?zo, contra esta gera??o e h?o-de conden?-la, porque fizeram penit?ncia ao ouvir a prega??o de Jonas; ora, aqui est? quem ? maior do que Jonas.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

? uma antiga tenta??o, a de pedir sinais a Deus, provavelmente para superar o que nos parece, ?s vezes, um sil?ncio d?Ele, uma Sua indiferen?a ou, de qualquer modo, para termos uma confirma??o da Sua presen?a. Pedir um milagre ou um sinal a Deus, n?o ? contra a l?gica evang?lica. O pr?prio Jesus ensina-nos a pedir ?coisas boas? na ora??o. No entanto, a f?, afirma Jesus no Evangelho de hoje, n?o depende dos gestos prodigiosos que gostar?amos. Basta pensar que Jesus, percorrendo as estradas da Galileia, j? tinha realizado v?rios milagres de cura e tinha praticado outros sinais que falavam claramente do advento de um Reino novo e, no entanto, a maior parte das pessoas continuava a n?o acreditar. Normalmente, a f? n?o aparece depois dos sinais prodigiosos, no m?ximo, ela ? o pressuposto para que os milagres aconte?am. Ainda hoje, muitas pessoas procuram sinais prodigiosos para alimentar a pr?pria f?. E quando se verifica um evento extraordin?rio, muitos acorrem. Se estes ?sinais? chegam, s?o sem d?vida, d?divas do Senhor. Mas devemos prestar mais aten??o do que ?quela que normalmente damos ao ?sinal? por excel?ncia que o Senhor nos deu a todos e que ? ?o sinal de Jonas?. A comunidade primitiva leu estas palavras ? luz da Ressurrei??o: ?De facto, assim como Jonas passou tr?s dias e tr?s noites no ventre da baleia, assim tamb?m o Filho do Homem passar? tr?s dias e tr?s noites no seio da terra? (Mt 12, 40). O ?sinal de Jonas? ?, portanto, o an?ncio central do Evangelho, isto ?, o mist?rio da Morte e da Ressurrei??o de Jesus. Oferecer este sinal, equivale a comunicar ao mundo o fulcro da hist?ria de Jesus: Ele ofereceu a Sua vida na Cruz para a nossa salva??o e o Pai ressuscitou-O dos mortos. Este Evangelho (Boa Not?cia) ? bem mais precioso do que a sabedoria de Salom?o e bem mais forte do que o serm?o de Jonas. ?E aqui est? quem ? maior do que Jonas? ? diz hoje Jesus no Evangelho. Por isso, o an?ncio da Ressurrei??o, isto ?, da vit?ria do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, do amor sobre o ?dio, n?o pode permanecer ocultado entre grupos exot?ricos e restritos. Este an?ncio deve resplandecer sobre todos os homens e mostrar o caminho a seguir. Os crist?os ? todos, desde o mais pequeno ao maior ? devem ser os candeeiros.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO