ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o com os santos


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

V?s sois uma gera??o escolhida
um sacerd?cio real, uma na??o santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

S?o Lucas 13,22-30

Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusal?m. Disse-lhe algu?m: ?Senhor, s?o poucos os que se salvam?? Ele respondeu-lhes: ?Esfor?ai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentar?o entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: ?Abre-nos, Senhor!? Mas ele h?-de responder-vos: ?N?o sei de onde sois.? Come?areis, ent?o, a dizer: ?Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas pra?as.? Responder-vos-?: ?Repito-vos que n?o sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.? L? haver? pranto e ranger de dentes, quando virdes Abra?o, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e v?s a serdes postos fora. H?o-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se ? mesa no Reino de Deus. E h? ?ltimos que ser?o dos primeiros e primeiros que ser?o dos ?ltimos.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

V?s sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evang?lico inicia apresentando Jesus que est? a ensinar enquanto prossegue o Seu caminho em direc??o de Jerusal?m. Jesus n?o caminha entre os homens indiferente a quem encontra, concentrando-Se ?nica e exclusivamente em Si mesmo ou nos Seus problemas pessoais. Tem uma meta, Jerusal?m, mas n?o Se dirige para l? s? por Ele. Vai morrer na Cidade Santa porque quer salvar todos. Com efeito, n?o ? Ele quem precisa de ser salvo, mas os homens. Neste contexto, assume relev?ncia a pergunta que algu?m faz a Jesus sobre o n?mero dos que se salvar?o. O interlocutor refere a preocupa??o que nascia naquele tempo sobre o n?mero dos salvados, visto que entre os rabinos, alguns exclu?am da salva??o aqueles que n?o respeitavam as disposi??es. Desse modo, duvidava-se que todo o povo de Israel se pudesse salvar. Num ap?crifo hebraico, por exemplo, l?-se: ?O Alt?ssimo fez este s?culo para muitos, enquanto que o futuro ser? para poucos? (IV livro de Esdras). Pelo contr?rio, Jesus afirma que n?o se entra no Reino de Deus por simples perten?a ao povo de Israel ou a uma na??o ou a uma etnia ou a uma cultura, etc. ? a f? que salva, isto ?, acolher Jesus como o pr?prio salvador. ? decisiva, portanto, a escolha do disc?pulo que ? chamado a seguir o Mestre. Jesus n?o responde directamente ? pergunta sobre o n?mero dos que se salvar?o. Diz apenas que chegou o momento da escolha, isto ?, do julgamento. E, naquele dia, n?o serve de nada apresentar direitos de perten?a a um povo ou ter participado a rituais religiosos. Diz Jesus ? ?muitos vir?o do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e tomar?o lugar ? mesa no Reino de Deus?. O que conta ? decidir desde j? seguir o Senhor, antes que seja tarde de mais. ? este o sentido da imagem da porta estreita. Isto ?, diante da proclama??o do Evangelho, n?o ? poss?vel adiar a escuta. Recusar o Evangelho que ? proclamado, ? o mesmo que chegar ? casa de que fala o trecho evang?lico quando o dono j? tiver fechado a porta. ? verdade, devemos estar atentos e vigilantes sempre que o Evangelho for proclamado. A nossa salva??o depende daquela Palavra. Quem ficar fora do Evangelho, fica ? merc? do pr?ncipe do mal e sentir? o aperto do frio, da tristeza, a amargura da solid?o. Os ??ltimos? ? o texto refere-se aos pag?os ? quer evidenciar que a ?primazia? cabe ? escuta, isto ?, a quem acolhe o Evangelho no cora??o e O p?e em pr?tica.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO