ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias

Ora??o do tempo do Natal

Mem?ria do santo profeta David. S?o-lhe atribu?dos alguns salmos. Desde s?culos que os salmos alimentam a ora??o dos hebreus e dos crist?os. Mem?ria de S?o Tom?s Becket, defensor da justi?a e da dignidade da Igreja. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Ora??o do tempo do Natal
S?bado, 29 de Dezembro

Mem?ria do santo profeta David. S?o-lhe atribu?dos alguns salmos. Desde s?culos que os salmos alimentam a ora??o dos hebreus e dos crist?os. Mem?ria de S?o Tom?s Becket, defensor da justi?a e da dignidade da Igreja.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Gl?ria a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

S?o Lucas 2,22-35

Quando se cumpriu o tempo da sua purifica??o, segundo a Lei de Mois?s, levaram-no a Jerusal?m para o apresentarem ao Senhor, conforme est? escrito na Lei do Senhor: ?Todo o primog?nito var?o ser? consagrado ao Senhor? e para oferecerem em sacrif?cio, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. Ora, vivia em Jerusal?m um homem chamado Sime?o; era justo e piedoso e esperava a consola??o de Israel. O Esp?rito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Esp?rito Santo que n?o morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Esp?rito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito.

Sime?o tomou-o nos bra?os e bendisse a Deus, dizendo:

?Agora, Senhor, segundo a tua palavra,
deixar?s ir em paz o teu servo,

porque meus olhos viram a Salva??o

que ofereceste a todos os povos,

Luz para se revelar ?s na??es
e gl?ria de Israel, teu povo.?

Seu pai e sua m?e estavam admirados com o que se dizia dele.

Sime?o aben?oou-os e disse a Maria, sua m?e: ?Este menino est? aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradi??o;

uma espada trespassar? a tua alma. Assim h?o-de revelar-se os pensamentos de muitos cora??es.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho apresenta-nos a espl?ndida cena do encontro entre o velho Sime?o e o rec?m-nascido Jesus. O evangelista anota que Maria e Jos? foram a Jerusal?m para irem ao templo onde, segundo a Lei mosaica, deveriam oferecer ao Senhor, o pr?prio primog?nito. Naquela manh?, tamb?m se encontrava no templo o velho Sime?o. H? como que uma dupla peregrina??o, a da pequena fam?lia da Nazar? e a do velho Sime?o. As duas peregrina??es eram conduzidas do alto. Maria e Jos? pela Lei e Sime?o pelo Esp?rito. O evangelista, evidenciando que Sime?o ?era justo e piedoso?, d?-nos a entender que se deixava, normalmente, conduzir pelo Esp?rito. N?o era um homem que seguia o seu instinto, os seus h?bitos, as suas intui??es naturais. E nem sequer se entregava simplesmente ao cumprimento exterior dos rituais religiosos. Era ?movido? pelo Esp?rito, escreve Lucas. Sime?o ? um homem espiritual, um crente que se deixa conduzir por Deus e pela Sua vontade e que perscruta com os olhos do cora??o os ?sinais? de Deus no seu dia a dia. N?o vivia cheio de si mesmo; aguardava todos os dias o Senhor e perscrutava o que acontecia ? sua volta. Nesta sua procura de Deus, tinha ?sentido? que n?o morreria sem ter visto antes o Messias. E, naquele dia, ao ver aquela pequena fam?lia de Nazar? que lhe apresentava um menino, os olhos do seu cora??o iluminaram-se. ? verdade, quando estamos habituados a procurar Deus, chega o momento tamb?m da vis?o. E Sime?o tomou aquele Menino nos bra?os e cantou uma das ora??es mais lindas que a Escritura nos deixou: ?Agora, Senhor, podes deixar o teu servo partir em paz, porque os meus olhos viram a tua salva??o?. Podemos imaginar os olhos deste velho que se concentram naquele Menino e o seu cora??o que se enche de uma alegria e de uma como??o t?o profundas que chega a maravilhar Maria e Jos?. Sime?o ? um dos primeiros a encontrar aquele Menino e um dos primeiros a compreender a Sua extraordin?ria miss?o: ? Luz para iluminar as na??es. Habituado ao olhar da f?, Sime?o v? no profundo e, dirigindo-se a Maria anuncia-Lhe que uma ?espada? Lhe h?-de atravessar a alma. Provavelmente, Maria recordar-Se-? destas palavras quando a lan?a do soldado trespassou n?o s? o cora??o do Filho, mas tamb?m o Seu. ? uma p?gina evang?lica que devemos conservar e meditar no cora??o para tamb?m n?s termos os mesmos sentimentos daqueles peregrinos no templo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO