ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Ora??o da Santa Cruz

Inicia a semana de ora??o pela unidade dos crist?os. Mem?ria particular da Igreja cat?lica. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Ora??o da Santa Cruz
Sexta-feira, 18 de Janeiro

Inicia a semana de ora??o pela unidade dos crist?os. Mem?ria particular da Igreja cat?lica.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 7,14-25

Sabemos, de facto, que a lei ? espiritual; mas eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado. Assim, o que realizo, n?o o entendo; pois n?o ? o que quero que pratico, mas o que eu odeio ? que fa?o. Ora, se o que eu n?o quero ? que fa?o, estou de acordo com a lei, reconhe?o que ela ? boa. Mas ent?o j? n?o sou eu que o realizo, mas o pecado que habita em mim. Sim, eu sei que em mim, isto ?, na minha carne, n?o habita coisa boa; pois o querer est? ao meu alcance, mas realizar o bem, isso n?o. ? que n?o ? o bem que eu quero que fa?o, mas o mal que eu n?o quero, isso ? que pratico. Ora, se o que eu n?o quero ? que fa?o, ent?o j? n?o sou eu que o realizo, mas o pecado que habita em mim. Deparo, pois, com esta lei: em mim, que quero fazer o bem, s? o mal est? ao meu alcance. Sim, eu sinto gosto pela lei de Deus, enquanto homem interior. Mas noto que h? outra lei nos meus membros a lutar contra a lei da minha raz?o e a reter-me prisioneiro na lei do pecado que est? nos meus membros. Que homem miser?vel sou eu! Quem me h?-de libertar deste corpo que pertence ? morte? Gra?as a Deus, por Jesus Cristo, Senhor nosso!
Concluindo: eu sou o mesmo que, com o esp?rito, sirvo a lei de Deus e, com a carne, a lei do pecado.


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo p?e em estreita rela??o a Lei, o pecado e a morte. N?o se trata de uma vis?o pessimista do nosso cora??o. A experi?ncia que ele descreve pode ser vista na vida de todos n?s: ?O querer o bem est? em mim, mas n?o sou capaz de faz?-lo. N?o fa?o o bem que quero, mas o mal que n?o quero?. Parece que o eu n?o se reconhe?a no pr?prio comportamento ou, ent?o, que est? dividido interiormente entre fazer o bem e fazer o mal. E, no entanto, tomar consci?ncia desta contradi??o ?nsita no profundo da vida de cada um de n?s, significa colher o nosso limite e a nossa limita??o radicais. Mas ? daqui que nasce a ora??o ao Senhor para que venha ajudar a nossa fraqueza. A primeira luta que o crente ? chamado a travar ? precisamente a que est? dentro de si, no seu pr?prio cora??o, na sua pr?pria vida para que n?o prevale?a o homem carnal mas que cres?a, dia ap?s dia, o homem espiritual. A consci?ncia da pr?pria fraqueza leva a dirigirmo-nos a Deus que n?o faz faltar a Sua palavra e a Sua ajuda ?quele que as solicita com f?. Al?m disso, sabemos que as nossas contradi??es se desfazem com a clareza que vem do Evangelho. ? Jesus Cristo que nos liberta das trevas interiores, que s?o companheiras da morte. Por isso, a ora??o ? o verdadeiro ?caminho? n?o para sermos poupados das nossas lutas, mas para conseguirmos viver a unidade do nosso esp?rito.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO