ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória dos primeiros mártires da Igreja de Roma, durante a perseguição de Nero. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 30 de Junho

Memória dos primeiros mártires da Igreja de Roma, durante a perseguição de Nero.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Amós 7,10-17

Amacias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: «Amós conspira contra ti, no meio da casa de Israel. A terra não pode suportar mais os seus oráculos. Pois Amós disse o seguinte: ‘Jeroboão morrerá pela espada e Israel será deportado para longe da sua terra.’» Amacias disse, então, a Amós: «Sai daqui, vidente, foge para a terra de Judá e come lá o teu pão, profetizando. Mas não continues a profetizar em Betel, porque aqui é o santuário do rei e o templo do reino.» Amós respondeu a Amacias: «Eu não era profeta, nem filho de profeta. Era pastor e cultivava frutos de sicómoros. O Senhor pegou em mim, quando eu andava atrás do meu rebanho, e disse-me: ‘Vai, e profetiza ao meu povo de Israel’. Ouve, pois, agora, a palavra do Senhor: Tu dizes-me: ‘Não profetizes contra Israel, nem profiras oráculos contra a casa de Isaac.’ Por isso, diz o Senhor: ‘A tua mulher será desonrada na cidade, os teus filhos e as tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel; tu morrerás numa terra impura, e Israel será levado cativo para longe da sua terra!’»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página refere-se à conversa entre o sacerdote Amasias e o profeta. Mas não se encontram para discutir de projectos próprios ou das respectivas estratégias. Os dois citam a palavra de alguém maior do que eles. Amasias refere a palavra do rei e Amós a de Deus. Na realidade, confrontam-se duas perspectivas, uma puramente humana e, neste sentido, também política e, a outra, plenamente religiosa mas não desligada do projecto de história da salvação conduzido por Deus. Isto é, existe uma dimensão social que faz de pano de fundo a esta página de Amós que se enquadra, entre outros, no contexto das "visões" do profeta. A palavra profética não mira à realização pessoal do profeta mas, à realização da "visão" de Deus, para dar vida ao projecto de Deus sobre o mundo. A palavra profética – como já vimos – é por sua natureza, destinada à transformação da história, a começar por aquela pessoal. Ela põe em discussão a vida daqueles que são chamados a servi-l’A, mesmo a custo de suportarem oposições violentas. Como o que se está a passar neste caso com Amós: Amasias expulsa-o do Templo que deixou de ser o santuário de Deus porque foi transformado no santuário do rei. O orgulho e o poder levam a uma exaltação de si mesmos ao ponto de pretender submeter ao próprio narcisismo até mesmo o lugar de Deus. Sempre que prevalecem o próprio egocentrismo, os próprios interesses, as próprias vontades, também as coisas mais santas acabam por ser profanadas. Foi o que aconteceu a Jeroboão, mas também é o que acontecerá ao Templo de Jerusalém quando se tornou mais num espaço de mercado do que uma casa de orações e que provocou a violenta reacção de Jesus. No entanto, a Palavra de Deus não se deixa embridar pelas malhas do egocentrismo. Amós, que se deixou apanhar pelo Senhor, anuncia sem temor a Palavra de Deus incluídas as consequentes denúncias das injustiças e das prevaricações. Ele não pertence a nenhuma casta, nem reivindica um lugar especial que o distinga dos outros. Mas foi chamado, apanhado, por Deus enquanto estava atrás do seu rebanho, enquanto estava a fazer o seu trabalho de todos os dias, para ser destinado a participar no projecto de Deus sobre o mundo. O profeta, que se deixou apanhar por esta chamada, encontra nela toda a sua força. Na tradição cristã, a dimensão profética, portanto, a do anúncio do Evangelho e da denúncia das injustiças, é uma tarefa que o Senhor entrega não só à comunidade como também a cada discípulo: somos um povo sacerdotal, régio e profético.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO