ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Liturgia dominical
Palavra de deus todos os dias

Liturgia dominical

XXVI do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Liturgia dominical
Domingo, 25 de Setembro

XXVI do tempo comum


Primeira Leitura

Amós 6,1.4-7

Ai dos que vivem comodamente em Sião
e dos que vivem tranquilos no monte da Samaria,
que se crêem chefes do povo mais importante
e aos quais acorre a casa de Israel!

Deitados em leitos de marfim,
estendidos indolentemente nos seus divãs,
comem os melhores cordeiros do rebanho
e os novilhos mais gordos do estábulo.

Folgam ao som da harpa,
e inventam, como David, instrumentos de música.

Bebem vinho por grandes copos,
perfumam-se com óleos preciosos,
sem se compadecerem da ruína de José.

Por isso, irão deportados à frente dos cativos,
e terá fim esse bando de voluptuosos.

Salmo responsorial

Salmo 145 (146)

Aleluia!
Louva, ó minha alma, o Senhor!

Hei-de louvar o Senhor, enquanto viver;
enquanto existir, hei-de cantar hinos ao meu Deus.

Não ponhais a vossa confiança nos poderosos,
nem nos homens, pois eles não podem salvar.

Mal deixam de respirar, regressam ao pó da terra;
nesse mesmo dia acabam os seus projectos.

Feliz de quem tem por auxílio o Deus de Jacob,
de quem põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.

Ele criou os céus, a terra e o mar
e tudo o que neles existe.

Ele é eternamente fiel à sua palavra;
salva os oprimidos, dá pão aos que têm fome;
o Senhor liberta os prisioneiros.

O Senhor dá vista aos cegos,
o Senhor levanta os abatidos;
o Senhor ama o homem justo.

O Senhor protege os que vivem em terra estranha
e ampara o órfão e a viúva,
mas entrava o caminho aos pecadores.

O Senhor reinará eternamente!
O teu Deus, ó Sião, reinará por todas as gerações!
Aleluia!

Segunda Leitura

I Timóteo 6,11-16

Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas. Procura antes a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela profissão na presença de muitas testemunhas. Na presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho perante Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, recomendo-te que guardes o mandato, sem mancha nem culpa, até à manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta manifestação será feita nos tempos estabelecidos,
pelo bem-aventurado e único Soberano,
o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

o único que possui a imortalidade,
que habita numa luz inacessível,
que nenhum homem viu nem pode ver.
A Ele, honra e poder eterno!
Ámen!

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 16,19-31

«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.
Morreu também o rico e foi sepultado.

Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio.

Então, ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.'

Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado.

Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.' O rico insistiu: ‘Peço-te, pai Abraão, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.' Disse-lhe Abraão: ‘Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!' Replicou-lhe ele: ‘Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.' Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos.'»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

A parábola evangélica do pobre Lázaro recorda directamente a crueldade deste nosso mundo: muitos são os que, trajando púrpura e linho fino, se banqueteiam opulentamente e não se apercebem dos inúmeros pobres Lázaros que jazem abandonados nas suas portas. A crueldade deles parece ainda mais triste da do homem rico da parábola. Como é possível não acolher as duras palavras do profeta Amós: "Ai dos que vivem tranquilos em Sião... deitam-se em camas de marfim, estendem-se em sofás, comendo cordeiros do rebanho... bebem canecas de vinho... sem se importarem com a ruína de José". O evangelista não indica o nome do homem rico como que a querer sugerir que a indiferença é o nome que caracteriza todos os egocentrismos despreocupados deste mundo. Em Assis, num encontro entre os responsáveis das religiões, o Papa Francisco disse: "a grande doença do nosso tempo é a indiferença. E é um vírus que paralisa, torna inertes e insensíveis, um morbo que afecta o próprio centro da religiosidade, produzindo um novo e tristíssimo paganismo: o paganismo da indiferença". É verdade, a indiferença daquele homem rico, a indiferença dos muitos homens ricos de hoje, é sinal do paganismo, da presença da força diabólica que destrói. A indiferença é o exacto contrário de Deus, que é amigo dos homens, amigo dos pobres, defensor dos fracos, o filantropo. Deus menospreza o homem rico enquanto que chama por nome o pobre coberto de feridas que está à porta apenas na companhia dos cães. Mas Deus comove-Se e fica ao lado de Lázaro e salva-o.
A página evangélica sugere que a indiferença parece impedir também a Deus de ir para além do abismo que o homem escava à sua volta. É uma severa admoestação: todo aquele que constrói a própria vida só para si, na verdade, constrói o próprio inferno.
No entanto, há também a advertência do homem rico enquanto está no meio dos tormentos. É um grito que se parece com uma prece desesperada, de severa admoestação para os outros irmãos. Finalmente, podemos dizer, aquele homem recordou-se dos outros. E parece gritar com um excesso de falsa severidade. De qualquer modo, é uma exortação para não desperdiçar o tempo da própria vida e para aproveitar a misericórdia, para evitar a criação de abismos entre os homens e para multiplicar o empenho em colmatá-los. Abraão responde ao homem rico preocupado: "Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem!". Não há eventos extraordinários a realizar. Foi-nos dada a Palavra de Deus. Escutá-l'A é o dever dos crentes para que convertam o próprio coração. E a sabedoria da Igreja repeti-l'A-á também a nós no último dia quando recebermos a última despedida antes da nossa viagem para o Céu: "levem-te os Anjos ao Paraíso, à tua chegada recebam-te os Mártires e te conduzam à cidade santa, à cidade santa de Jerusalém".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO