ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja etíope, uma das primeiras de África, venera São Miguel como seu protector. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 29 de Setembro

Festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja etíope, uma das primeiras de África, venera São Miguel como seu protector.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Apocalipse 12,7-12

Depois, travou-se uma batalha no céu: Miguel e seus anjos declararam guerra ao Dragão. O Dragão e os seus anjos combateram, mas não resistiram. E nunca mais encontraram lugar no céu: o grande Dragão, a Serpente antiga - a que chamam também Diabo e Satanás - o sedutor de toda a humanidade, foi lançado à terra; e, com ele, foram lançados também os seus anjos. Então ouvi uma voz forte no céu que aclamava:
«Eis que chegou o tempo da salvação,
da força e da realeza do nosso Deus
e do poder do seu Cristo!
Porque foi precipitado o Acusador dos nossos irmãos,
o que os acusava diante de Deus, dia e noite;

mas eles venceram-no pelo sangue do Cordeiro
e pelo testemunho da sua palavra
e não amaram mais a vida que a morte.

Alegrai-vos, pois, ó céus, e vós que neles habitais!
Ai da terra e do mar
porque o Diabo caiu sobre vós com grande furor,
ao ver que pouco tempo lhe resta.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, a Igreja recorda os santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael e a leitura do livro do Apocalipse ajuda-nos a compreender a importância deles no projecto de amor de Deus. Com uma linguagem figurada, o Apocalipse descreve uma luta contra o dragão, símbolo do mal em todas as suas formas, "a antiga Serpente, o chamado Diabo". É o mal da divisão que ainda hoje actua no mundo colocando os homens uns contra os outros. Ele é, como no livro de Job, "o acusador" que pretende pôr à prova a fé dos homens. Contra este mal, existem os Anjos, cujo nome deriva do grego, "angelos", que significa "enviados", que lutam incessantemente contra o mal e vencem-no. Eles recordam-nos que perante a força do mal que, às vezes, parece assim tão poderoso, há uma força de bem suscitada pelo amor de Deus. Com efeito, as armas deles são "o sangue do Cordeiro" e a "palavra do testemunho" dos muitos discípulos de Jesus que ao longo da História enfrentaram a luta contra o mal oferecendo a própria vida. Ao recordar hoje os Santos Arcanjos, somos chamados a participar nesta luta com as armas da oração e do amor que eles nos comunicam. Todos nós podemos ser um "anjo" que sustém a vida dos mais pobres e o bem neste mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO