Uma visão comum de fraternidade e paz na carta do Patriarca Bartolomeu I a Andrea Riccardi após o Encontro pela Paz em Roma

O Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, Arcebispo de Constantinopla, esteve entre os protagonistas do Encontro de Oração pela Paz entre Religiões, realizado em Roma em Outubro passado, sobre o tema "Ninguém se salva sozinho. Paz e fraternidade". Sobre a importância deste momento, escreveu uma carta a Andrea Riccardi, da qual publicamos a tradução em português:

Ao estimado Prof. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, amada por nós no Senhor: graça a vós e paz de Deus.

É com imenso prazer que enviamos esta Carta Patriarcal de agradecimento, para expressar a nossa gratidão a vós e à Comunidade de Sant'Egidio pelo generoso convite e acolhimento dado à nossa modesta pessoa, bem como aos líderes religiosos de todas as tradições de fé, durante o Encontro Internacional de Oração pela Paz deste ano, intitulado "Ninguém se salva sozinho - Paz e Fraternidade".

Verdadeiramente, tem sido uma alegria profunda poder partilhar a fraternidade e o amor que definem a vossa Comunidade, e participar num diálogo que é excepcional e tão bem recebido que atinge o coração - a própria essência da mensagem evangélica. Na nossa responsabilidade sagrada de estar "sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça - com mansidão e respeito" (Primeira Carta de Pedro 3:15) regozijamo-nos por aproveitar esta oportunidade para reforçar os nossos laços fraternos.

Do nosso Centro Sagrado, imploramos ao Senhor que continue a abençoar a vossa venerável Comunidade e a ajudar-nos a todos a pôr em prática a visão comum que partilhamos e que foi melhor articulada pelo Senhor antes da Sua Paixão "para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste" (João 17,21).

Do Patriarcado Ecuménico, 2 de Novembro de 2020
Atenciosamente,

Bartolomeu I

Arcebispo de Constantinopla - Nova Roma
e Patriarca Ecuménico