WORLD

No Burkina Faso, atingido pela violência terrorista, o programa 'Bravo' é uma forma de resistência à violência e uma barreira para limitar a dissolução do Estado

Tal como toda a região do Sahel, o Burkina Faso vive há alguns anos um estado de alta insegurança e é vítima de frequentes ataques terroristas de natureza jihadista. Iniciada em 2016, a ofensiva terrorista começou por atingir locais que simbolizavam a presença ocidental no país, tais como cafés, restaurantes e hotéis na capital, e depois centrou-se em acções destinadas a minar a presença do Estado no território, atacando escolas, esquadras de polícia e outros símbolos do Estado e das suas instituições. Em 2022, o país sofreu dois golpes militares que tornaram a situação política ainda mais instável. O governo, incapaz de manter a ordem, armou a população civil, promovendo assim a etnização dos confrontos e da violência privada, especialmente nas regiões fronteiriças do norte e leste, onde prolifera o tráfico ilícito de homens e bens.

Nos últimos meses, a situação está a deteriorar-se ainda mais. Fora da capital, nenhum território pode ser considerado seguro, nem mesmo a principal artéria de trânsito que liga as duas principais cidades, Ouagadougou e Bobo Dioulasso, onde também foram registados ataques a ONG que transportam ajuda humanitária.

As populações aterrorizadas deslocaram-se em busca de lugares mais protegidos. Quase dois milhões de Burkinabe - um décimo da população - abandonaram, portanto, as suas casas. As crianças sofrem muito com esta situação: metade dos deslocados são menores e muitas escolas, mais de 5.000, tiveram de fechar devido à insegurança, deixando um milhão de crianças fora das salas de aula.

Nesta situação de desintegração do Estado, apesar da violência e insegurança estarem a aumentar, o trabalho do programa BRAVO! para o registo da população no registo civil continua mesmo no meio de mil dificuldades. Cerca de 200 postos de trabalho não interromperam o seu trabalho. Alguns destes tiveram de se deslocar para áreas mais seguras. De facto, o programa acompanha a deslocação das comunidades para áreas menos perigosas (como o Centro-Oeste), promovendo acções para garantir a segurança e continuidade do serviço de registo, especialmente para as mulheres que desejam registar o nascimento dos seus filhos.

Evidentemente, é difícil manter os postos de estado civil operacionais. Em alguns casos, os agentes de 'Bravo!' foram forçados a abandonar as suas instalações, mudando-se para centros mais seguros. No entanto, ao fugirem, salvaram registos e tentaram recriar postos de registo estatuto civil para refugiados provenientes das suas áreas. É uma forma de resistência à violência e uma barreira para limitar a dissolução do Estado, que assenta na consciência de que ao longo destes anos de trabalho e de presença generalizada no país, o programa Bravo criou em tantos operadores e na população.