WORLD

Em Maputo, a apresentação do livro de Nelson Moda 'Xirico', um relato da guerra civil em Moçambique a partir da voz das testemunhas.

Foi lançado na segunda-feira em Maputo, o livro 'Xirico. Vozes de paz em Moçambicque'. por Nelson Moda, da Comunidade de Sant'Egidio em Moçambique.

Xirico era o nome do único modelo de rádio em Moçambique durante os anos da guerra após a independência. As notícias das conversações de paz em Roma chegaram a quase todas as famílias através desta rádio, e a 4 de Outubro de 1992, todos puderam ouvir em directo a cerimónia de assinatura do Acordo Geral de Paz que pôs fim a 16 anos de uma guerra sangrenta.

No seu livro, Nelson Moda recolheu 250 testemunhos de mulheres e homens de diferentes idades, classes sociais e alinhamentos políticos sobre esses acontecimentos. para que a memória e a história não se percam. O livro contém também um prefácio de Andrea Riccardi, uma entrevista com os principais negociadores: Joaquim Chissano, ex-presidente e signatário do Acordo Geral de Paz, e Raul Domingos, chefe da delegação da Renamo na altura das negociações.

O antigo Presidente da República Joaquim Chissano, o Presidente da Primeira Comissão Eleitoral Prof. Brazão Mazula e o Padre Giorgio Ferretti, pároco da Catedral de Maputo, participaram na apresentação do livro.
O ex-Presidente Chissano recordou o método seguido durante as negociações: "procurar o que une e deixar de lado o que divide". Sublinhou também o valor deste livro, que dá voz aos moçambicanos de todos os estratos sociais e alinhamentos políticos sobre um marco na história do país. Um documento valioso para as novas gerações.
Os outros oradores, Brazão Mazula e o Padre Giorgio Ferretti, ao salientar o valor desta obra documental, sublinharam também como o livro de Nelson Moda mostra como a Comunidade de Sant'Egidio é também um sujeito que produz cultura no país.