DIALOGUE

"Semear a fraternidade, uma necessidade premente do nosso tempo". No Iraque, na Conferência dos Católicos e Xiitas, também uma mensagem do Papa Francisco a Al Sistani

O primeiro dia da conferência internacional Católicos e Xiitas face ao futuro está em curso no Iraque, em Najaf, uma cidade sagrada para os Xiitas, onde se encontra o santuário do Imã Ali. Dois anos após a visita do Papa Francisco ao Iraque, organizada pela Comunidade de Sant'Egidio em conjunto com o Instituto Al-Khoei. Ao apresentar os trabalhos, o Cardeal Miguel Angel Ayuso Guixot, prefeito do dicastério do Diálogo Inter-religioso, explicou que "o diálogo entre religiões não é um sinal de fraqueza, mas uma manifestação do diálogo de Deus com a humanidade: a fraternidade é um desafio para toda a humanidade". Anunciou então que amanhã de manhã ele e Andrea Riccardi irão entregar uma mensagem do Papa a Al Sistani. O fundador da Comunidade de Sant'Egidio, recordando o encontro histórico entre Francisco e o Grande Ayatollah há dois anos em Najaf, sublinhou a importância da escuta "para sair dos próprios preconceitos e das categorias" com que se enfrenta a vida e o futuro: "Os crentes, na diferença das tradições e teologias, representam um povo que semeia fraternidade e a faz crescer. Isto não é apenas uma acção dos líderes, mas também dos povos, na prática diária da fraternidade".

No primeiro dia da conferência, dedicado à "fraternidade" e à "prece, pobres e paz", Al-Ishkawari, do Seminário Superior Xiita de Najaf, salientou que o objectivo "não é unir as religiões numa só, mas trabalhar em conjunto para o bem". Enquanto Shahid Al-Baghdadi, da direcção geral do Santuário do Imã Ali, esperava que "o encontro fizesse parte de um projecto mais amplo através do qual homens e mulheres sábios, cristãos e muçulmanos, pudessem construir um pensamento de fraternidade que circulasse pelos jardins do mundo". "Desde 2015 - recordou o secretário-geral do Instituto Al-Khoei, Jawad Al-Kohei - temos tentado, com os amigos de Sant'Egidio, realizar um diálogo intelectual entre católicos e xiitas, permanecendo dentro da nossa tradição, mas procurando os aspectos comuns nos valores éticos e no respeito mútuo".

"Uma alma crente - salientou o Patriarca de Bagdad dos Caldeus, Louis Raphaël Sako - nunca deve fazer sofrer os outros. Devemos renovar a nossa mentalidade para construir um futuro no qual ninguém seja marginalizado por razões de fé".

 

Najaf, 8 de Março de 2023

PROGRAMA (PDF)