EVENTS

A audácia da paz em Buenos Aires: religiões e jovens unidos por um futuro sem guerras

O eco da oração pela paz de Berlim chegou a Buenos Aires no dia 16 de outubro. Um encontro de diálogo e oração pela paz aconteceu no Mosteiro central de Santa Catalina, e contou com a presença, junto com o bispo católico ucraniano Monsenhor Kozelinski e Monsenhor Giobando da Arquidiocese de Buenos Aires, de representantes das diversas igrejas cristãs (batistas , metodistas, igrejas evangélicas, armênios), judaísmo, islamismo, budismo.
Este ano, o programa incluiu duas mesas redondas sobre “Religiões e Paz” e “Juvens e Paz” . A grande participação dos jovens enriqueceu a discussão, sublinhando o seu papel activo na construção de um futuro pacífico e sem conflitos.

Na cerimónia final, depois das orações de diferentes religiões em diferentes lugares, foram ouvidos dois testemunhos sobre o horror da guerra: um jovem ucraniano que recentemente fugiu do seu país e um jovem arménio que contou sobre o êxodo do seu povo de Nagorno Karabakh.

No evocativo cenário do claustro do antigo mosteiro foi lida  a mensagem do Papa Francisco. Os líderes religiosos acenderam o castiçal dedicado à paz e colocaram as suas assinaturas no Apelo de Berlim 2023, comprometendo-se a levar adiante “a audácia da paz” nas suas comunidades.