EVENTS

O Papa Francisco nomeou o padre Giorgio Ferretti como Arcebispo de Foggia-Bovino. A Comunidade de Sant'Egidio deseja-lhe os melhores votos no seu novo ministério

A Comunidade de Sant'Egidio exprime os seus mais carinhosos votos e a sua proximidade na oração ao Pe. Giorgio Ferretti, membro da Fraternidade Missionária de Sant'Egidio e até agora pároco da Catedral de Maputo, pela sua nomeação como  arcebispo de Foggia-Bovino.

Do boletim da Sala de Imprensa do Vaticana

O Santo Padre nomeou o Rev. Giorgio Ferretti, do clero da Diocese de Frosinone-Veroli-Ferentino, atualmente fidei donum em Moçambique, Arcebispo Metropolitano de Foggia-Bovino (Itália).

Curriculum vitae

S.E. Monsenhor Giorgio Ferretti nasceu em Génova, na arquidiocese do mesmo nome, a 27 de novembro de 1967. Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Génova e, depois de uma experiência como professor de Religião em Génova, obteve a Licença em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Foi ordenado sacerdote a 6 de novembro de 2004 para a diocese de Frosinone-Veroli-Ferentino e é membro da Fraternidade Missionária de Santo Egídio.

Desempenhou os seguintes cargos: Colaborador pastoral da Basílica de Santa Maria in Trastevere em Roma (2004-2008); Responsável pelas relações com a África do Sul, Lesoto, Suazilândia e Botswana para a Comunidade de Sant'Egidio (desde 2005); Secretário particular do Bispo de Frosinone-Veroli-Ferentino (2008-2016); Diretor do Departamento de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da mesma diocese e Membro do Conselho Pastoral Diocesano (2009-2016); Assistente da Associação dos Médicos Católicos da Província de Frosinone (2010-2016); Assistente da Associação dos Escuteiros da Europa (2012-2016); Membro do Comité de Ética da Asl de Frosinone (2013-2015); Pároco in solidum da Catedral de Santa Maria Assunta, Ss. Annunziata e San Benedetto em Frosinone (2013-2016); responsável da cantina diocesana para os pobres (2014-2016).

Desde 2017 é sacerdote fidei donum na Arquidiocese de Maputo, República de Moçambique, Pároco da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição e Membro do Conselho Presbiteral.