Os melhores votos para um Natal de alegria, de acolhimento, de ternura. Video-mensagem de Marco Impagliazzo

Queridas amigas e queridos amigos,

o Natal está a chegar. Nasce um menino, nasce Jesus, mas para ele não há lugar na hospedaria, como nos diz o Evangelho. Muitas vezes, neste mundo, não há lugar para os pequeninos, não há lugar para os meninos, não há lugar para os fracos. Contudo, Jesus nasce. Nasce porque há uma mãe que o espera com a sua ternura, Maria. A ternura, o calor de uma mãe, torna possível que aquele menino possa nascer e encontrar precisamente amor, carinho, um futuro.

Reflictamos sobre isto: quanta ternura falta no nosso mundo? O calor das palavras, dos gestos e dos afectos, porque só no calor e na ternura dos gestos, dos afectos, das palavras podem nascer coisas novas e coisas novas podem ter um futuro.

A Sagrada Escritura diz: "Eu renovo todas as coisas". Há uma novidade no Natal, há uma novidade no menino que nasce, acolhido pela ternura da mãe. O nosso mundo é demasiado duro. Jesus, logo depois do seu nascimento, encontrará a violência de Herodes, que queria suprimir todas as crianças, o famoso Massacre dos Inocentes. Porque é que este mundo não quer coisas novas? É a questão que este Natal nos coloca. Porque é que não há paz em tantas partes do mundo, há a guerra? Porque é que o nosso mundo não quer dar espaço àqueles que emigram da guerra, da fome? Porque é que este mundo já não acolhe os idosos e os afasta? Por que é que este mundo não é acolhedor para com as mulheres, para com as meninas, para com os meninos, e não lhes dá escolaridade? São estas as grandes questões deste Natal, às quais o Evangelho responde muito bem.

O calor e a ternura de uma mãe que permite que Jesus possa ter um futuro e trazer consigo tantas coisas novas e a alegria dos pastores, a alegria de todos nós que podemos ser aqueles que acolhem Jesus ajudando os pequenos, os fracos, os sozinhos, os marginalizados, como acontecerá nos muitos almoços de Natal da Comunidade de Sant'Egidio onde se confunde quem serve e quem é servido.

Um Natal de alegria, um Natal de acolhimento, um Natal de ternura.

De Sant'Egidio,  muitos, muitos votos de um Feliz Natal!


Marco Impagliazzo