MIGRANTS

Resgatados da Líbia, graças aos corredores humanitários, 97 refugiados. Alguns em condições particularmente frágeis. Para os acolher, representantes de instituições, associações e muitos jovens

Há um ar de festa no aeroporto de Fiumicino, em Roma. Muitas pessoas, sobretudo jovens, chegaram para saudar e dar as boas-vindas aos refugiados que, graças ao novo protocolo sobre os corredores humanitários da Líbia, chegaram hoje a Itália, depois de meses - por vezes anos - de sofrimento e espera.

"Com este novo protocolo, abre-se um caminho para as pessoas que se encontram verdadeiramente em grandes dificuldades". Disse Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, presente no aeroporto de Fiumicino para dar as boas-vindas a 97 refugiados evacuados dos campos de detenção na Líbia. "Nos últimos anos", acrescentou, "ouvimos histórias muito duras sobre a situação dos migrantes na Líbia e hoje estamos particularmente felizes por podermos acolher estas 97 pessoas, incluindo muitos menores que sofreram tanto. Muitos deles estão gravemente doentes e esta é outra razão importante para a existência de um corredor legal que lhes garanta os cuidados de que necessitam para recuperar. São pessoas que representam países muito afectados pelo sofrimento: da Etiópia ao Sudão e também ao Sudão do Sul, à Eritreia, à Somália e à Síria. São pessoas que precisavam realmente de encontrar uma nova vida, como espero que encontrem aqui em Itália". (fonte ANSA).