MIGRANTS

Corredores humanitários, 51 refugiados do Líbano chegaram hoje. 13 anos após o início da guerra na Síria, não esquecemos este conflito e as suas vítimas

Treze anos de guerra na Síria. E de origem síria são quase todas as 51 pessoas que chegaram esta manhã, sexta-feira 22 de março, ao aeroporto de Roma Fiumicino e foram acolhidas em Itália graças aos corredores humanitários criados pela Comunidade de Sant'Egidio e pelas Igrejas Protestantes.

51 pessoas, 19 das quais menores, provenientes de vários campos de refugiados no Líbano e de diferentes centros - Beirute, Homs e outras áreas do país de onde chegaram nos últimos meses e anos para fugir do conflito na Síria - serão acolhidas pela Comunidade de Sant'Egidio, Igrejas, famílias, Operazione Colomba e Diaconia Valdense em várias regiões e cidades de Itália, incluindo Florença, Turim, Torre Pellice (TO), Campobasso, Pádua e Roma.

A sua entrada em Itália é possível graças aos corredores humanitários promovidos pela Comunidade de Sant'Egidio, a Federação das Igrejas Evangélicas em Itália e a Mesa Valdense, em acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros, que desde fevereiro de 2016 trouxeram mais de 2800 pessoas do Líbano para o nosso país.

São refugiados que fogem da guerra e das suas consequências devastadoras. Em 15 de março de 2011, teve início na Síria um conflito que causou milhões de refugiados, milhares de pessoas desaparecidas e um número incalculável de mortos, talvez 500.000, destruição e sofrimento para toda a população, especialmente para os mais vulneráveis, como as crianças, as mulheres e os idosos. Após 13 anos, o conflito continua, infelizmente, e a crise humanitária continua a agravar-se. O terramoto de 6 de fevereiro de 2023 veio agravar ainda mais a situação.

Os corredores humanitários, inteiramente auto-financiados, são uma iniciativa da sociedade civil que combina a salvação das viagens marítimas com o acolhimento e a integração. Uma boa prática reconhecida internacionalmente que pode tornar-se um modelo para toda a União Europeia. No total, mais de 6.800 refugiados chegaram à Europa através dos corredores humanitários.