ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o da vig?lia
Palavra de deus todos os dias

Ora??o da vig?lia

Recorda??o de Gigi, uma crian?a de N?poles, que morreu de modo violento. Com ele recordamos todas as crian?as que sofrem ou que morreram devido ? viol?ncia dos homens. Ora??o pelas crian?as. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Ora??o da vig?lia
S?bado, 15 de Dezembro

Recorda??o de Gigi, uma crian?a de N?poles, que morreu de modo violento. Com ele recordamos todas as crian?as que sofrem ou que morreram devido ? viol?ncia dos homens. Ora??o pelas crian?as.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e cr? em mim
n?o morrer? jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 6,1-11

Que havemos de concluir? Que vamos permanecer no pecado, para que aumente a gra?a? De maneira nenhuma! Como ir?amos n?s, que morremos para o pecado, viver ainda nele? Ou ignorais que todos n?s, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela gl?ria do Pai, tamb?m n?s caminhemos numa vida nova. De facto, se estamos integrados nele por uma morte id?ntica ? sua, tamb?m o estaremos pela sua ressurrei??o. ? isto o que devemos saber: o homem velho que havia em n?s foi crucificado com Ele, para que fosse destru?do o corpo pertencente ao pecado; e assim n?o somos mais escravos do pecado. ? que quem est? morto est? justificado do pecado. Mas, se morremos com Cristo, acreditamos que tamb?m com Ele viveremos. Sabemos que Cristo, ressuscitado de entre os mortos, j? n?o morrer?; a morte n?o tem mais dom?nio sobre Ele. Pois, na morte que teve, morreu para o pecado de uma vez para sempre; e, na vida que tem, vive para Deus. Assim v?s tamb?m: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres ver?s a gl?ria de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo, no cap?tulo anterior, anunciou a justifica??o do homem pecador de que Ad?o ? o arqu?tipo. E a salva??o de Deus foi derramada sobre todos os crentes. Agora, afirma que esta salva??o passa atrav?s da morte e ressurrei??o do Senhor Jesus. Portanto, o crente ? impelido por dentro a viver a vida nova na qual, precisamente, imergiu gra?as ao baptismo: com Cristo, o homem velho morre e ? sepultado e ressuscita um homem diferente que derrotou a morte e qualquer forma de morte. A gra?a que lhe ? dada no encontro com Jesus n?o permite, portanto, acomoda??es com o pecado e n?o justifica atrasos e pregui?as em seguir o Senhor. Pelo contr?rio, significa liberta??o do poder do pecado: ?uma vez que j? morremos para o pecado, como poder?amos ainda viver no pecado??, questiona Paulo. Estar imergidos na morte e na ressurrei??o de Cristo n?o significa s? uma simples purifica??o que muda apenas alguma coisa superficialmente. Muito mais profundamente, significa deixar morrer em n?s o homem velho, isto ?, o homem escravo das pr?prias tradi??es e do pr?prio orgulho, para fazer nascer o homem novo, o homem que vive da for?a da ressurrei??o de Jesus. Paulo conclui: ?Assim v?s tamb?m: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus?. A vida crist? insere-se do in?cio ao fim no mist?rio da salva??o que ? a P?scoa. A uni?o com Jesus determina o percurso espiritual de todo o disc?pulo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO