ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o com Maria, M?e do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o com Maria, M?e do Senhor


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Esp?rito Santo vir? sobre ti
Aquele que nascer de ti ser? santo.

Aleluia aleluia, aleluia

S?o Lucas 11,1-4

Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus disc?pulos: ?Senhor, ensina-nos a orar, como Jo?o tamb?m ensinou os seus disc?pulos.? Disse-lhes Ele: ?Quando orardes, dizei:
Pai,
santificado seja o teu nome;
venha o teu Reino;

d?-nos o nosso p?o de cada dia;

perdoa os nossos pecados,
pois tamb?m n?s perdoamos
a todo aquele que nos ofende;
e n?o nos deixes cair em tenta??o.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Fa?a-se em n?s segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho de Lucas narra v?rias vezes que Jesus Se retira em ora??o para lugares apartados e ami?de, de noite. Era para os disc?pulos uma experi?ncia bastante singular. Eles, com aten??o, observam o pr?prio Mestre a rezar. No trecho que acab?mos de escutar, Lucas nota que, no fim de um desses momentos de ora??o de Jesus, um disc?pulo aproxima-se d?Ele e, em nome de todos, pede-Lhe: ?Senhor ensina-nos a rezar?. ? um pedido lindo que tamb?m devemos fazer nosso. Com efeito, precisamos de aprender a rezar e a rezar tal como Jesus vazia, com a mesma confian?a e a mesma intimidade que Ele tinha com o Pai. Jesus dirige-Se ao Pai, precisamente, como o Filho que Ele era. E assim deseja que o fa?am tamb?m os Seus disc?pulos. A primeira palavra que Ele ensina ? ?Abb??, Pai, o terno apelativo com que as crian?as se dirigem ao pai. E logo depois, esclarece que se trata de um Pai que ? comum a todos n?s, um Pai ?nosso?, precisamente. Na ora??o, a primeira atitude requerida ? reconhecermo-nos filhos, crian?as que se entregam totalmente ao Pai comum. Antes de ser uma multiplica??o de palavras, a ora??o ? um acto de confian?a e de abandono a Deus. S? as palavras que brotam do cora??o chegam ao C?u de Deus, ao Seu cora??o. Jesus, ensina depois, as palavras de louvor ao Pai para que o Seu Nome seja louvado e o Seu Reino venha depressa entre os homens: foi precisamente para isso que o Pai enviou o Filho sobre a Terra. Os homens est?o subjugados por muitas tiranias, mais ou menos vis?veis, mas inexor?veis. ? preciso que venha depressa o Reino de Deus, o reino do amor, da justi?a e da paz. E, depois, faz-nos pedir tamb?m o p?o de cada dia, assim como o perd?o rec?proco: p?o e perd?o, duas dimens?es essenciais para a nossa vida, sobretudo neste tempo em que parece crescer a pobreza e aumentar o esp?rito de conflitos e de viol?ncia. Esta ora??o que atravessa h? s?culos os cora??es dos crist?os ? um tesouro precioso que deve continuar a marcar as horas e os dias dos disc?pulos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO