ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o pela Igreja


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E ser?o um s? rebanho e um s? Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

C?ntico dos C?nticos 1,7-8

Avisa-me tu, amado do meu cora??o: aonde levas o rebanho a apascentar? Onde o recolhes ao meio-dia? Que eu n?o tenha de vaguear oculta, atr?s dos rebanhos dos teus companheiros.

Se n?o tens disso conhecimento, ? mais bela das mulheres, sai no encal?o do rebanho e apascenta as tuas cabrinhas junto ?s cabanas dos pastores.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Em dois vers?culos, o autor apresenta a procura do amado por parte da mulher. Este, ainda n?o entrou directamente em cena, mas a mulher invoca-o: "Avisa-me, amado da minha alma, onde apascentas e fazes descansar o rebanho ao meio-dia". ? um pedido sincero, aflito. No entanto, a resposta n?o demonstra a mesma paix?o, antes pelo contr?rio, n?o parece muito cordial: "segue o rasto das ovelhas". O desejo da mulher n?o ? suficiente para encontrar o amado, precisa de indica??es. E com raz?o. Ela n?o deseja correr em v?o e muito menos seguir ovelhas errantes: "para que eu n?o ande vagueando perdida entre os rebanhos dos teus companheiros". Os sentimentos desta mulher induzem o crente a reflectir. Eles sugerem a necessidade de indica??es do Senhor para que a procura n?o seja em v?o. H? como que uma indispens?vel uni?o entre o desejo de Deus, a procura da Sua amizade e as indica??es que Ele mesmo nos deve dar. No segundo livro das Cr?nicas, por exemplo, num momento dif?cil para a hist?ria de Israel e quando a paz faltava de verdade, o profeta Azarias disse ao povo dos crentes: "O Senhor estar? convosco, se estiverdes com Ele; se O procurardes, deixar-Se-? encontrar por v?s, mas se O abandonardes, abandonar-vos-?. Durante muito tempo Israel n?o teve um verdadeiro Deus, nem um sacerdote que ensinasse, nem uma lei. Mas na mis?ria, ele regressou ao Senhor, Deus de Israel; procuraram-n?O e Ele deixou-Se encontrar por eles" (2Cr 2-4). A procura do Senhor precisa da pr?pria ajuda de Deus para que se possa concretizar. Na verdade, Ele conhece-nos profundamente mais de quanto nos conhecemos a n?s mesmos. N?o s? n?o nos abandona, como nos ajuda no nosso caminho. N?o ? por acaso que o autor sagrado faz intervir agora o "coro" que afectuosamente censura a "mais bela das mulheres" e exorta-a: "segue o rasto das ovelhas e leva as cabras a pastar junto das tendas dos pastores". O crente ? exortado a seguir o "rasto das ovelhas", isto ?, a n?o abandonar o povo que Deus escolheu para Si, a n?o se afastar da comunidade que Deus construiu para Si. Nela, o Senhor estabeleceu a Sua morada para que ningu?m se perdesse. Canta o salmo: "O Senhor guarda-te de todo o mal, Ele guarda a tua vida. O Senhor guarda as tuas chegadas e partidas, desde agora e para sempre" (121, 8). O Senhor nunca abandona os Seus filhos a um destino cego ou pior ainda, ? merc? do mal. Na verdade, o que nos ? pedido ? que fortale?amos a nossa procura de Deus, para n?o O perdermos e para O encontrarmos de novo. Ao lado da mulher do C?ntico podemos entrever uma outra mulher, Maria Madalena que nunca deixa de procurar o seu amado, Jesus, mesmo depois de morto. Ao jardineiro do sepulcro suplica, aflita: "Se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste para eu ir busc?-l?O" (Jo 20, 15). E o Senhor deixou-Se encontrar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO