ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o da Santa Cruz
Sexta-feira, 19 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

II Cr?nicas 6,1-20

Ent?o, Salom?o disse: ?O Senhor desejou habitar na obscuridade. Por isso, eu constru?-te uma casa principesca e uma morada onde habitar?s eternamente.? O rei voltou-se, depois, para toda a assembleia de Israel, que estava de p?, e aben?oou-a. E disse: ?Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que falou em pessoa a David, meu pai, e cumpriu, com o seu poder, a promessa que lhe fizera, dizendo: ?Desde o dia em que tirei o meu povo da terra do Egipto, n?o escolhi outra cidade entre todas as tribos de Israel para nela construir um templo onde o meu nome fosse invocado nem escolhi outro homem para que fosse chefe do meu povo de Israel. Mas escolhi Jerusal?m para a? residir o meu nome, e elegi David para governar o meu povo de Israel.? Ora meu pai David projectou edificar um templo em honra do Senhor, Deus de Israel, mas o Senhor disse-lhe: ?Tiveste feliz inspira??o em edificar um templo em honra do meu nome. Por?m, n?o ser?s tu quem h?-de construir o templo, ser? o teu filho, nascido de ti, quem o h?-de edificar em honra do meu nome.? O Senhor realizou o que predissera. Sucedi a meu pai David e ocupo o trono de Israel, como disse o Senhor, e constru? este templo ao nome do Senhor, Deus de Israel. Coloquei nele a Arca, na qual est? o documento da alian?a que o Senhor fez com os filhos de Israel.? Depois disto, Salom?o p?s-se de p? diante do altar do Senhor, na presen?a de toda a assembleia de Israel, e estendeu as m?os. Com efeito, Salom?o mandara construir uma tribuna de bronze, erguida no meio do ?trio. Tinha cinco c?vados de comprimento, cinco de largura e tr?s de altura; subiu para ela, ajoelhou-se diante da multid?o dos filhos de Israel, com os bra?os levantados ao c?u, e disse:
?Senhor, Deus de Israel,
n?o h? no c?u nem na terra um Deus compar?vel a ti,
que seja fiel ? alian?a e ? benevol?ncia para com os teus servos,
se eles caminham na tua presen?a de todo o cora??o.

Cumpriste as promessas que fizeste
a meu pai David, teu servo:
neste dia, realizaste pela tua m?o
o que anunciaste com a tua boca.

Agora, Senhor, Deus de Israel,
digna-te cumprir tamb?m a promessa
que fizeste a meu pai David, dizendo:
?Jamais faltar? diante de mim um dos teus descendentes
que ocupe o trono de Israel,
desde que os teus filhos se comportem rectamente
e observem a minha Lei,
como tu pr?prio a tens observado.?

Agora, pois, Senhor, Deus de Israel,
digna-te ratificar a promessa feita ao teu servo David!

Mas ser? verdade
que Deus habita com os homens sobre a terra?
Se o c?u, em toda a sua imensidade, n?o te pode conter, muito menos este templo que eu constru?!
muito menos este templo que eu constru?!

Contudo, Senhor, meu Deus,atende a s?plica do teu servo, acolhe o clamor e a ora??o que ele te dirige.

Que os teus olhos estejam abertos,
dia e noite, sobre esta casa,
sobre o lugar do qual declaraste
que a? residiria o teu nome.
Escuta a s?plica que o teu servo te faz.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Salom?o, depois do Senhor ter tomado posse do Templo, esclarece que foi o pr?prio Deus quem tomou essa decis?o. Pode, portanto, dirigir-se aos presentes e aben?o?-los. Recorda-lhes a hist?ria da escolha de Deus em favor de Israel, a liberta??o do Egipto, a escolha de Jerusal?m, a cidade onde viria a ser constru?do o Templo, morada de Deus entre os homens. ? um breve resumo que recorda a escolha do Senhor de n?o salvar os homens singularmente mas reunindo-os num povo. Perante outras recorrentes tenta??es individualistas - muitas vezes at? a pr?pria vida religiosa ? concebida de maneira individualista - ? bom recordar que a salva??o se realiza na hist?ria do "Seu" povo. Ent?o, como Salom?o, tamb?m n?s hoje somos chamados a imergir-nos neste povo que Deus re?ne atrav?s da Sua Palavra para manifestarmos a todos os povos o amor de Deus. Com esta consci?ncia, Salom?o dirige-se depois ao Senhor. ? significativo que o Cronista mostre o lugar que o rei ocupa no momento desta solene ora??o: "Salom?o ficou de p? diante do altar do Senhor, na presen?a de toda a assembleia de Israel, e estendeu as m?os". Estava diante de todos com as m?os estendidas para o C?u e com o rosto voltado para o Senhor. ? uma preciosa indica??o que dever?amos fazer nossa. Com efeito, todos precisamos, durante a ora??o, sobretudo, na ora??o lit?rgica da assembleia, de uma direc??o, de um lugar onde dirigir o nosso olhar e o nosso cora??o. Muitas vezes, somos negligentes e auto-referenciais at? mesmo na ora??o. Precisamos de olhar para cima, de dirigir as nossas palavras para o C?u, para que cheguem ao cora??o de Deus. Esta p?gina b?blica exorta-nos ? ora??o em comum para que os nossos cora??es e os nossos olhos se unam e se dirijam a Deus, em direc??o do rosto de Jesus. Com efeito, a ora??o n?o ? uma palavra gen?rica, lan?ada para o vazio. ? uma invoca??o ao Senhor que ? fiel ? Palavra dada: "Tu ?s fiel ? alian?a e ao amor para com os teus servos que caminham de todo o cora??o diante de Ti". E manteve-A tamb?m com David. Salom?o recorda ao Senhor as Suas pr?prias palavras proferidas a David: "Nunca te faltar?, diante de Mim, um descendente no trono de Israel". ? a promessa de uma guia segura para o seu povo. No entanto, p?e uma condi??o: "Contanto que os teus filhos saibam comportar-se de acordo com a minha lei". H? uma rela??o entre a fidelidade de Deus e aquela do Seu povo. Na absoluta disparidade entre n?s e Deus h?, no entanto, a exig?ncia que vem sobretudo de Deus, de uma reciprocidade no amor. O amor de Deus ? incomensur?vel e incompar?vel ao nosso. Salom?o apercebe-se disso e exclama: "Se o C?u e o mais alto do C?u n?o O podem conter, muito menos este Templo que constru?!" Mas ? precisamente nesta total disparidade que se substancia a grandeza da f? b?blica: Deus escolhe-nos n?o pelos nossos m?ritos, mas apenas pelo Seu amor. Enquanto devemos estar diante d?Ele com receio e tremor, ao mesmo tempo, podemos fazer nossas as palavras que o rei continua a dirigir ao Senhor: "Que os teus olhos fiquem abertos dia e noite sobre este Templo, sobre este lugar, onde prometeste que o teu Nome iria habitar. Ouve a prece que o teu servo far? neste lugar". A resposta ao amor do Senhor substancia-se na invoca??o para que continue a olhar por n?s e a amar-nos. Com efeito, s? n?Ele e n?o decerto em n?s, est? a nossa salva??o.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO