ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o com Maria, M?e do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o com Maria, M?e do Senhor
Ter?a-feira, 11 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Esp?rito Santo vir? sobre ti
Aquele que nascer de ti ser? santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 2,25-29

A circuncis?o ?, de facto, proveitosa, se p?es a Lei em pr?tica. Mas se ?s um transgressor da Lei, ent?o a tua circuncis?o passa a ser incircuncis?o. Se, portanto, quem n?o ? circuncidado observa os preceitos da Lei, n?o dever? a sua incircuncis?o ser considerada como circuncis?o? E ele, que, n?o sendo fisicamente circuncidado, cumpre a Lei, h?-de julgar-te a ti que, com a letra da Lei e a circuncis?o, ?s um transgressor da Lei. ? que n?o ? aquele que o manifesta exteriormente que ? judeu, nem a circuncis?o ? aquela que se manifesta exteriormente na carne. Mas aquele que o ? no ?ntimo, esse sim ? que ? judeu, e a circuncis?o que conta ? a do cora??o, operada pelo Esp?rito e n?o por causa da letra da Lei. Esse ? que merece louvor, n?o dos homens, mas de Deus.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Fa?a-se em n?s segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

J? o Deuteron?mio tinha falado apaixonadamente sobre a necessidade de uma circuncis?o que n?o se refira s? ? carne, mas tamb?m ao cora??o: ?Circuncidai portanto o cora??o, e nunca mais tenhais cabe?a dura, porque o Senhor vosso Deus ? o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores?. Muitos profetas do Primeiro Testamento, seguindo o esp?rito do texto deuteron?mico, retomaram o tema da circuncis?o do cora??o. Jeremias, por exemplo, dizia: ?Circuncidai-vos para o Senhor, cortai a maldade dos vossos cora??es? (4, 4). Todas as Escrituras s?o uma apaixonada procura por parte de Deus do cora??o do homem para que se ligue indissoluvelmente a Ele. Toda a hist?ria da salva??o est? marcada pela procura do homem por parte de Deus. Podemos afirmar que a hist?ria da salva??o ? toda ?em descida?; ? a aproxima??o de Deus a cada um de n?s para nos levar para o C?u, para nos ?fazer ascender? para a comunh?o com Ele. A resposta do homem ao amor de Deus ? a outra face desta hist?ria de amor que come?ou livre e gratuitamente do pr?prio Deus. O ap?stolo Paulo, na nova perspectiva aberta pela f? em Cristo, que n?o anula o cerne desta hist?ria de amor, antes pelo contr?rio, realiza-a, recorda que o que conta aos olhos do Senhor ? precisamente a autenticidade da pr?pria ades?o a Deus e n?o a perten?a ao povo escolhido pelo Senhor. A verdadeira circuncis?o - reafirma o ap?stolo - ? aquela interior, aquela do cora??o e do esp?rito. Esta ? a ?circuncis?o? crist?, que se radica no cora??o e n?o na carne. Na verdade, na Carta aos Filipenses, deixando-se levar por um tom quase pol?mico, chega a afirmar que os verdadeiros circuncisos s?o os crist?os: ?Porque n?s ? que somos pela circuncis?o: n?s, os que prestamos culto pelo Esp?rito de Deus, nos gloriamos em Cristo Jesus e n?o confiamos na carne? (3, 3).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO