ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 11,47-53

Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é que os mataram!

Assim, dais testemunho e aprovação aos actos dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós edificais-lhes sepulcros.

Por isso mesmo é que a Sabedoria de Deus disse: ‘Hei-de enviar-lhes profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros perseguirão,

a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o santuário.’ Sim, Eu vo-lo digo, serão pedidas contas a esta geração. Ai de vós, doutores da Lei, porque vos apoderastes da chave da ciência: vós próprios não entrastes e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar!» Quando saiu dali, os doutores da Lei e os fariseus começaram a pressioná-lo fortemente com perguntas e a fazê-lo falar sobre muitos assuntos, armando-lhe ciladas e procurando apanhar-lhe alguma palavra para o acusarem.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus continua a Sua polémica contra os fariseus e os doutores da Lei com as duas últimas invectivas. Eles, não contentes por imporem aos outros obrigações que eles mesmos não respeitam, mantêm a mesma atitude daqueles hebreus que não escutaram os profetas e que os mataram. No entanto, procedendo assim, impedem a entrada ao Reino tanto a eles quanto aos outros. Possuem a chave da ciência religiosa, mas não conseguem abrir o caminho para Deus e, o que é pior, fecham a porta aos humildes e aos fracos que procuram a salvação. Esta é a acusa mais grave. Devemos escutar com atenção estas palavras de Jesus, a começar por aqueles que têm responsabilidades na comunidade cristã e não só, cientes de que cada um de nós é, de qualquer modo, chamado a ser responsável pelo próximo. Trata-se de um dever de uns e de um direito de outros. Neste sentido, há uma co-responsabilidade “geracional”; ninguém se pode dizer alheio aos eventos que ocorrem no tempo em que vive. Por isso, também nós, cada um à sua maneira, somos co-responsáveis por aqueles que estão ao nosso lado e, de qualquer modo, pelo crescimento do amor entre os homens. Essa responsabilidade refere-se também ao crescimento do mal no mundo. E, provavelmente, a maior responsabilidade consiste em não escutar a Palavra de Deus e em desprezar os profetas que o Senhor continua a mandar, ainda hoje, para o mundo. Também nós deveremos prestar contas sobre a profecia contida nas Escrituras e sobre os profetas que o Senhor continua a mandar. Corremos o risco de uma culpa ainda maior do que a dos doutores da Lei e dos fariseus: quantos profetas e mártires no século passado testemunharam a primazia de Deus até à morte! E, nos dias de hoje, não haverá outros? Recebemos muitos testemunhos, tivemos muitas dádivas, tivemos irmãos e irmãs afectuosos e bons para connosco. Eles abriram-nos o caminho do Evangelho do amor. O Senhor pede-nos para não ficarmos fechados em nós mesmos, mas para nos deixarmos guiar no caminho da transformação do coração.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO